Foto: Thayse H Machado/Amplitude Comunicação

 

 

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), em parceria com a Viacredi Cooperativa Ailos, realizou a primeira edição do evento Observador Social Docente. O encontro, que aconteceu no auditório da Uniasselvi, celebrou os oito anos de caminhada do Programa Observador Social Mirim com aplicação em todas as escolas públicas e particulares de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

- Publicidade i -

Cerca de 60 profissionais de educação participaram da programação realizada na noite de quarta-feira (8), que iniciou com um café de boas-vindas. Durante o evento, o público assistiu à contação da história “Tributos: que história é essa?”, que foi apresentada pela contadora de histórias do programa Era Uma Vez, Uma Semente do Bem, Ana Caroline Oliveira da Silva, a K’roll Oliveira. Os participantes também conferiram a palestra “Comportamento Financeiro”, que foi ministrada por Sérgio Rafael Siewerd e receberam as fotos impressas da passagem do Programa Observador Social Mirim por suas escolas.

“Foi um momento de troca, integração e formação com todos os envolvidos com o programa. A Educação Fiscal é um tema transversal apresentado na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (BNCC) e deve ser abordada junto a um assunto da grade curricular. Por isso, a importância desse evento que realizamos pela primeira vez nesta noite, que mostra também o apoio pedagógico que o nosso programa leva aos professores e aos estudantes. Ficamos muito felizes que os docentes aceitaram o nosso convite. Com certeza, é um evento que entrará na programação anual das escolas e do Observatório Social”, explica a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann.

De acordo com o presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, o evento é a consagração do Programa, que começou em 2016 timidamente e com pouco apoio. “Hoje, tanto este, quanto os demais programas de educação fiscal e cidadania do Observatório têm uma sustentabilidade bem bacana, que nos dá garantia de perenidade. Com isso, esperamos que ocorra uma mudança cultural positiva e que os futuros cidadãos, que vão ingressar na fase adulta da sua vida, sejam muito mais críticos e atenciosos com relação à todas as questões que envolvem a comunidade, especialmente na aplicação do dinheiro público. É uma grande promessa que vai gerar bons frutos. Esse evento hoje é o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe do Observatório, demonstrado tanto pelas escolas e docentes, quanto pelos nossos mantenedores”, destaca.

O presidente ainda enfatiza o orgulho da proporção que o Observador Social Mirim tomou, visto que hoje é replicado em diversas cidades brasileiras pela Rede de Observatórios Sociais e em especial entre várias cidades da AMVE – Associação de Municípios do Vale Europeu. “Temos uma parceria com a associação e estamos, a cada ano, expandindo esse programa aos 14 municípios da região. Isso reflete a qualidade e os resultados desse programa”, completa.

Para o presidente do Conselho Fiscal da Viacredi, que foi a viabilizadora do evento e apoia mensalmente o programa Observador Social Mirim, programas como este têm o poder de despertar o interesse das crianças em acompanhar e participar ativamente das ações e atividades de suas cidades. “Ao estimular o envolvimento das crianças em questões cívicas, estamos plantando a semente da cooperação e do comprometimento com o bem-estar da comunidade. A prática da cidadania vai muito além do exercício de direitos e deveres, ela envolve a compreensão de que somos parte de uma sociedade interdependente, na qual a cooperação é fundamental para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

De acordo com ele, a Viacredi é parceira do Observatório Social, também em outros municípios do Vale do Itajaí, há muitos anos. “O Programa Observador Social Mirim apoiamos desde 2022, com educadores capacitados que levam o programa nas escolas da região de Brusque. Para a Viacredi, o evento para os docentes foi uma forma de mostrar aos envolvidos as ações realizadas com os alunos, agradecendo e incentivando ainda mais as escolas a continuarem recebendo e disseminando a iniciativa do programa”, frisa.

Na Escola

Desde a sua criação, o programa Observador Social Mirim já foi realizado em 517 turmas de 52 escolas da região, sendo recebido por mais de 11,2 mil alunos de 4° ano do ensino Fundamental. Este ano, as atividades seguem até 1º de dezembro.

A professora do quarto ano da Escola de Educação Básica Santa Terezinha, de Brusque, Sidneia Dutra, conta que acompanha de perto a aplicação do Programa Observador Social Mirim aos seus alunos. “É um projeto bem interessante e foi muito legal esse ano, porque eu já estava trabalhando com a turma toda essa parte do município, dos três poderes, fiscalização e impostos. Aí o conteúdo do programa veio agregar. E têm coisas, que até mesmo nós adultos não soubemos, por exemplo, eu aprendi que nos itens supérfluos pagamos mais impostos em comparação aos itens de primeira necessidade”, conta ela.

Segundo Sidneia, o que chama atenção e faz com que o programa seja tão bem recebido pelos estudantes é a forma lúdica como é aplicado. “Tudo é muito lúdico e divertido, com jogos e cartilha. Acredito que deviam ter mais conteúdos como este, inclusive como disciplina nas escolas”, opina.

Para a Diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Brusque, Sandra Regina Aguiar, o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social é muito importante. “É um trabalho completo com os estudantes e professores, como comprova esse evento. Alguém de fora nas escolas levando esse tipo de conhecimento, que às vezes no dia a dia não acontece, é uma oportunidade fantástica. É um trabalho sério, muito bem organizado e que dá resultado. Por isso, a cada ano abrimos as escolas para que eles realmente estejam lá desenvolvendo os projetos”, ressalta.

Novidade

Outro ponto alto do evento Observador Social Docente foi o lançamento do jogo virtual Caminho da Cidadania, desenvolvido pelo Observatório Social de Brusque em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, que foi representada no encontro pelo gerente de Operações Sesi/Senai da Regional do Vale do Itajaí-Mirim, Rafael Schweitzer.

“Como estamos na reta final deste ano, nossa sugestão é que os professores utilizem esta nova ferramenta em sala de aula com os alunos para revisar o conteúdo do programa. Por isso, já disponibilizamos a todos o link do jogo”, conta Priscila.

De acordo com a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do OSB Brusque, todos os participantes receberão certificado de participação no evento, que cumpriu com seu propósito de troca de experiências e informações entre a entidade e os professores. “Foi uma noite muito especial. Agradecemos a participação de todos e já deixamos o convite para o próximo ano”, completa.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow