A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou na madrugada desta terça-feira (5), a Operação Pelznickel, com o objetivo de desarticular uma rede de caçadores que atuava no interior do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PARNA ITAJAÍ), uma unidade de conservação de proteção integral da União, inserida no bioma Mata Atlântica. A reserva, que faz parte do bioma Mata Atlântica, abrange nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.
As investigações, que iniciaram no ano de 2023, culminaram no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville, em residências de investigados nas cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros.
Segundo as investigações da Polícia Ambiental, os caçadores abatiam animais silvestres, como veados, quatis, pacas, tatus, macacos e diversas aves, utilizando armadilhas, cães de caça, GPS e outros equipamentos tecnológicos, enquanto integrantes do grupo faziam o papel de olheiros, para avisar sobre a presença da polícia na região.
Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de arma de fogo e envolvimento em organização criminosa voltada à prática ilegal de caça.