Foto: Grazielle Guimarães

Orides Kormann foi prefeito por três mandatos e iniciou sua carreira política no próprio Executivo. O primeiro mandato foi no período de 1993 até 1996 (vice-prefeito Luiz Moser), e depois de 2005 se reelegendo no ano de 2009 (vice -prefeito Cesário Martins). 

O início de sua carreira política foi marcada por três derrotas. Foi candidato pela primeira vez em 1989, quando perdeu para o ex-prefeito Valério Luiz Maffezzolli, mas superou o adversário político na eleição seguinte, em janeiro de 1993. 

Orides Kormann conta que enfrentou inúmeros desafios nas suas gestões. “A primeira vez que assumi a prefeitura, em 1993, encontramos diversas dificuldades por Guabiruba se tratar de um município ainda pequeno e com poucos recursos próprios”, afirma. 

- Publicidade i -

Sobre o segundo mandato, Korman acrescenta: “Em 2005, encontramos circunstâncias ainda piores e mais precárias, com uma situação financeira difícil, maquinários e veículos com problemas, e sem licitações em aberto. Por este motivo, fomos obrigados a comprar alguns itens sem licitação, por conta dos prazos”, pontua, ressaltando que essas condutas resultaram em um processo judicial no qual foi considerado inocente e no qual fala abertamente. “Referente ao material de licitação, no qual fui inocentado em Brusque e condenado em Florianópolis, já fui inocentado pelo Supremo”, enfatiza.

Korman enfrentou dificuldades que perpassam as suas administrações. “Durante meus mandatos, passamos por muitos fatos marcantes em nível nacional, e diversos outros em nível municipal, com grandes desastres que afetaram toda a população, como as enchentes de 1993 e de 2008”.

Segundo Kormann, as principais obras realizadas na sua administração estão a construção do novo prédio da Escola Municipal Vadislau Schmitt, construção da sede da Delegacia e da CASAN no município. A aquisição de vários veículos para uso das repartições públicas, retificação parcial da “pedreira” na rua geral do Lageado Alto, construção e reconstrução de várias pontes e ampliação significativa da rede de distribuição de água. “Sempre fui muito preocupado com o crescimento do município, priorizando pavimentações de ruas, pontes de concreto, construções de creches, escolas e postos de saúde, onde podemos destacar a construção da Policlínica. Buscamos implementar sempre serviços e espaços que facilitassem e melhorassem a vida da população, como foi com a implantação da Casa da Cidadania. Outro ponto a se lembrar foram as ações emergenciais, como os trabalhos de contenção e recuperação da catástrofe de 2008, que fiz questão de acompanhar de perto”, relembra.

Na sua administração, iniciou os trabalhos de base para o asfaltamento da rua Guabiruba Sul, firmou convênio entre a Prefeitura e a Câmara Municipal com o Sindicato dos Trabalhadores rurais para construção do prédio do Poder Legislativo e Sindicato Rural de Guabiruba. 

Orides Kormann se orgulha de sua administração e afirma que não faria nada diferente como líder municipal. “Faria tudo da mesma maneira, buscando sempre atender bem a população e fazer meu melhor para garantir um progresso ordenado de Guabiruba”, enfatiza ele, que permanece como forte influência política no município, inclusive manifesta que é pré-candidato ao o pleito de 2021/2024.

Um presente para Guabiruba pelos seus 58 anos

“Pelos 58 anos de Guabiruba eu desejo a toda a população guabirubense muita fé e esperança num futuro cada vez melhor. Deixo também a torcida por uma passagem breve da pandemia da COVID-19, para que voltemos ao normal o quanto antes, para podermos comemorar todos juntos nossa grande e próspera cidade! Parabéns, Guabiruba”, declara.

Biografia:

Orides Kormann, filho de Harry Kormann e Renate Schumacher, nasceu no dia 16 outubro de 1952, em Brusque. Iniciou seus estudos no Colégio Estadual Professor João Boos e chegou a cursar o Ginásio no Ministro Raul Scheffer, atual Colégio Estadual Professor João Boos. Casou-se com Angelika Kormann com quem tem três filhas: Eloise, Elisiane e Elisa.

Na vida profissional, exerceu a função de tecelão na Indústria Renaux, em Brusque, em 1971. Aos 18 anos, foi para a Alemanha, passando a estudar e trabalhar na KWU (Kraftwerkunion), retornando em 1977 ao Brasil, para trabalhar na Electro Aço Altona, em Blumenau. Posteriormente, voltou a residir em Guabiruba, onde conciliou suas atividades no empreendimento da família, na Churrascaria Schumacher e na Industrial Schloesser. Em 1998, assumiu a Gerência Regional da CELESC, em Brusque, e no ano seguinte abriu seu próprio estabelecimento comercial, a fábrica de embutidos e açougue Carnes e Cia, em dependências próprias, nas proximidades de sua residência, em Guabiruba.

Apesar de sua influência nos bastidores político-partidários de Guabiruba, os 66 anos e aposentado, ele se ocupa cuidando do seu sítio e de sua família.

Quer entrar no grupo de notícias do Whats do Zeitung? Clique aqui.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow