Foto: Thayse Machado / Amplitude Comunicação

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque),que também contempla os municípios de Guabiruba e Botuverá, e a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) renovaram termo de parceria e cooperação para disseminação do programa de Educação Fiscal e Cidadania, o programa Observador Social Mirim, nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com o apoio também dos Observatórios Sociais desta região.

Dos 14 municípios da associação, sete são contemplados pelo trabalho de Observatórios Sociais, que replicarão o programa em suas localidades, para cerca de 7 mil estudantes. Já nos outros sete municípios, a replicação se dará em parceria com as prefeituras.

A assinatura do termo de parceria e cooperação foi realizada na tarde desta quarta-feira (11 de maio), na sede da Amve, em Blumenau, durante assembleia geral ordinária da entidade. Assinaram o documento, o diretor executivo do OBS Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, e o presidente da Amve, prefeito Arão Josino da Silva. Também esteve presente na solenidade, a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório, Priscila dos Santos Petermann.

- Publicidade i -

Durante o evento, Gevaerd explicou aos prefeitos presentes sobre a importância da parceria com a Amve. “O Observatório é uma ONG que procura contribuir com ações de educação fiscal e monitoramento do gasto público, apresentando aos gestores questionamentos e sugestões, sempre com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento da gestão”, detalha.

Para Priscila, renovar a parceria da disseminação do Programa OSMirim aos 14 municípios da Amve é uma alegria, pois traz ainda mais credibilidade ao trabalho desenvolvido e possibilita a expansão de um programa que iniciou pequeno, em 2016. “Ampliar o número de alunos beneficiados não é somente aumentar números, mas sim, levar educação fiscal e cidadania com responsabilidade, material de qualidade e uma metodologia lúdica e significativa na formação de mais e mais estudantes/cidadãos aqui da nossa região”, avalia.

A parceria

A parceria entre OSB Brusque e Amve prevê a aplicação do Programa Observador Social Mirim, de Educação Fiscal e Cidadania, aos estudantes do 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental.

“O objetivo deste trabalho é trazer informações aos alunos desde cedo, para que tenham consciência sobre os tributos, que aplicados da melhor forma, são instrumento para uma sociedade mais justa, para o combate e prevenção à corrupção e para a promoção da cidadania, entre outras temáticas trabalhadas”, destaca o presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla.

 

Segundo o presidente da Amve, dentre os valores da entidade estão cooperação, transparência, moralidade e sustentabilidade, o que justifica o apoio ao programa.

“Nossas ações são sempre voltadas aos princípios da administração pública. Por isso, apoiamos o Programa Observador Social Mirim de Educação Fiscal e Cidadania e temos orgulho de fazer parte da construção e execução de ações de educação e cidadania que vão impactar no dia a dia de nossos municípios. Queremos cada vez mais incentivar atitudes positivas nas pessoas, fomentar a participação de nossos cidadãos na formulação de políticas públicas, zelar pela responsabilidade social e desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do Vale Europeu”, afirma o prefeito Arão.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow