Desde o início dos trabalhos, em 2018, a ouvidoria da Prefeitura de Guabiruba registrou 233 manifestações. Apenas no último ano, em 2020, ocorreu um aumento de 183% no número de solicitações, comparado a 2019. Somente nos quatro primeiros meses de 2021, 79 atendimentos foram realizados, sendo 72% registrados como solicitação, 24% como reclamação, 2% sugestão e 1% denúncia.
De acordo com a legislação municipal, o usuário da ouvidoria pode realizar a sua manifestação de forma identificada ou anônima. A Controladoria Geral do Município não divulga nenhum dado dos usuários da ouvidoria, garantindo o sigilo das manifestações. No último ano, 58,82% dos usuários realizaram a manifestação de forma identificada, e 41,18% de forma anônima.
A Ouvidoria Municipal é um espaço de participação e controle social, aberto para a sociedade e funciona junto à Controladoria Geral do Município como canal de comunicação direta entre a sociedade e a administração municipal. Ela recebe reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos.
As manifestações podem ser realizadas por telefone, por e-mail ou pelo sistema Fala.BR. Ao realizar uma manifestação pelo sistema, o cidadão receberá um número de protocolo. Por meio deste, poderá ser realizado o acompanhamento. A ouvidoria tem o prazo de 30 dias para responder ao cidadão, de acordo com o capítulo II do decreto 1055/2019.
Fique por dentro
Endereço Ouvidoria: Na Prefeitura Municipal de Guabiruba: Rua Brusque, nº 344, segundo piso.
Telefone: (47) 3308-3100
Email: ouvidoria@guabiruba.sc.gov.br