Foto: David T Silva

 

Entre os assuntos abordados na sessão ordinária da Câmara guabirubense, na terça-feira (10), está novamente o transporte público. O presidente da Casa, vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre o pedido do vereador Clóvis Jeske, na semana anterior, para o aumento da linha de ônibus em Guabiruba. Dalbosco explicou que a resposta da empresa foi que, devido à pandemia, houve uma diminuição no número de passageiros, o que impossibilitou o aumento de linhas. Ele sugeriu que a solução poderia ser a construção de um terminal urbano e a implantação de um transporte público municipal, mas advertiu que essa pode não ser a prioridade da administração atual. 

“Está mais do que na hora de o Executivo providenciar esse projeto (de um terminal), de ter isso como prioridade, que é muito diferente daquilo que está acontecendo no nosso município. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), recentemente aprovada, traz que o investimento na construção de um terminal é de R$ 12 mil, no ano de 2024. Fica muito claro, que o terminal urbano não é prioridade da atual administração”, concluiu.

- Publicidade i -

Outras demandas

Outros pedidos de demandas das comunidades foram apresentados pelos parlamentares.  Em seu pronunciamento, o vereador Ronaldo Kohler (MDB) destacou a importância de recursos direcionados por parlamentares estaduais e federais para Guabiruba. Ele discorreu ainda sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura da cidade.

Wagner Fischer Westarb (MDB) destacou a necessidade da instalação de um espelho convexo, na rua Florentina Dalbosco. Ele também indicou a necessidade de desobstrução de bocas de lobo, citando a rua José Dirschnabel, que enfrentou alagamento recentemente. A poda das árvores na Praça Luiz Henrique da Silveira também foi abordada pelo parlamentar.

Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) comentou sobre a importância da entrada de Guabiruba no Plano de Ação Mútua, que permite aos municípios da região receber e prestar auxílio às cidades vizinhas afetadas por desastres naturais. Ele ressaltou que apenas quatro cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) não fazem parte desse plano. 

Imagens de vias alagadas foram apresentadas no sistema audiovisual do Legislativo pelo vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas), proporcionando uma visão dos desafios enfrentados pela comunidade durante as recentes chuvas.

A vereadora suplente Denise Fernandes Fischer (Progressistas) ressaltou a importância da campanha Outubro Rosa e a prevenção em relação ao câncer de mama. 

Ela solicitou ainda a instalação de abrigos de passageiros em pontos de ônibus na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, visando melhorar o conforto dos usuários do transporte público.

A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, participou da sessão para reforçar a data do edital da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa visa fomentar a cultura no município e proporcionar oportunidades para artistas e grupos culturais locais.

Na Ordem do Dia foi aprovada a Moção 17/2023.

 A próxima sessão ordinária está marcada para terça-feira, dia 17, às 19h.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow