Crédito: Grazielle Guimarães

A última sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba de 2019 foi extensa e marcada por discussões sobre variados temas, além de uma apresentação de Adalgisa Berger Belotto, Extensionista Social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) que apresentou as principais ações de 2019 e metas para 2020.

Dentre as atividades realizadas em Guabiruba estão melicultura, artesanato e cursos profissionalizantes voltadas ao mercado de produção rural, além de reverter alimentos cultivados pela agricultura familiar do município a educandários de Guabiruba. “Diversas plantas cultivadas nos projetos da EPAGRI, são destinados a merenda escolar, o que garante uma alimentação nutritiva e livre de agrotóxicos nocivos à saúde das crianças. Todos os projetos têm continuidade por vários anos e pretendemos seguir com estas atividades em 2020”, salientou Adalgisa.

Felipe Eilert dos Santos (PT) parabenizou a apresentação de Adalgisa, mas criticou a legalização de mais de 50 agrotóxicos no país, só em 2019. “Bom saber que temos em nosso município pessoas que incentivam a agricultura familiar e alimentação saudável, em contrapartida vemos o governo federal liberar dezenas de agrotóxicos por ano. Jogar fora toda a saúde de uma população em troca de dinheiro, ao invés de pesquisar defensivos que não prejudiquem a saúde dos brasileiros”, afirmou.

- Publicidade i -

Dois projetos apreciados

Na reunião, os vereadores aprovaram dois projetos em caráter de urgência, o primeiro deles, de N° 40/2019, foi aprovado por cinco votos favoráveis e três contrários de Vilmar Gums (PSDB), Harri Westarb (DEM) e Haliton Kormann (MDB). O projeto do Executivo, altera a lei municipal 1.573/16, e cria cargo de provimento em comissão de assessor de publicidade no quadro de pessoal do município.

Segundo Cristiano Kormann (PP) o cargo geraria economia ao governo que não precisaria recorrer sempre a uma agência de publicidade, que a prefeitura precisa ter por lei. “A demanda de campanhas como vacinação, festas tradicionais da cidade entre outras necessitam de uma identidade gráfica e todas as vezes que a prefeitura recorre à agência de publicidade isso fica muito caro, por isso que compensa mais ter um profissional da área atuando na prefeitura, assim, o Executivo não teria necessidade de recorrer tanto a agência, que precisa existir por lei”, explicou o líder de governo.

No entanto, Harri Westarb salientou que é contra a criação de novos cargos no Executivo, que não sejam ligados a saúde e educação. “Eu tenho minha opinião definida, eu não crio mais cargos, o povo quer explicação sobre projetos em andamentos, não sobre criação de cargos, sou contra, há não ser que sejam cargos para saúde e educação”, salientou.

Outro questionamento de Harri foi sobre o projeto aprovado na sessão do dia 10 de dezembro, que renova a concessão do Sesc para a construção da quadra poliesportiva no município. “Muitas pessoas vieram me questionar, porque a previsão era das obras iniciarem já em dezembro e até agora ela não saiu do papel, o projeto nem sequer foi licitado”, questionou.

A presidente da casa, Rosita Kohler (PP), pediu uma parte para dizer que apesar do atraso, a pauta está em andamento. “O projeto já passou pelo Corpo de Bombeiros, já está nas mãos do prefeito e deve iniciar as obras no início do ano que vem”, reiterou. 

O segundo projeto apreciado pelos parlamentares foi o de Lei Ordinária Nº 03/2019 de autoria de Waldemiro Dalbosco (PP), que altera a extensão da rua charles schaefer, denominada pela lei municipal nº 1606/2017. A via fica no bairro Imigrantes e segundo Dalbosco, a alteração se faz necessária devido a empresas que se instalaram na localidade.

Problemas no acesso à Pelznickelplatz

Haliton Kormann e outros parlamentares parabenizaram a organização e toda equipe envolvida na Pelznickelplatz, mas destacaram os problemas de trânsito e a dificuldade no acesso ao evento que contou com mais de 17 mil participantes. “No próximo ano a prefeitura, junto com a GBTRAN deveria estudar a possibilidade de fazer mão única naquela via, pelo menos nos dias e horários em que a Pelznickelplatz estivesse funcionando. Esse é um pedido inclusive de algumas pessoas que organizam o evento”, destacou o vereador ao apresentar fotos do congestionamento na via. 

Farpas via imprensa

O líder da oposição, Jaime Luiz Nuss (MDB), usou a tribuna para apresentar um áudio de parte da apresentação de Anderson Sandrini Botega, presidente da Atlantis, quando esteve na Câmara em agosto deste ano. No áudio, o empresário fala da pretensão de investir cerca de R$ 34 milhões a longo prazo na rede de água no município, assim que assumir de forma efetiva.

“Isso é para o prefeito Matias Kohler, que me questionou em uma entrevista na Rádio Cidade, falando que os valores de investimento da Atlantis que eu mencionei estavam errados, que eu estava mal informado. Não sei se o prefeito está mal informado ou não conversou com esse senhor [Anderson Sandrini Botega] eu acho que o prefeito deveria sentar com o Sr. Anderson e alinhar estas informações”, destacou.

Ordem do dia

Além dos dois projetos os parlamentares aprovaram Moção de Pesar endereçada a família do senhor Orlando Fischer que faleceu no dia 12 deste mês aos 82 anos. Em reconhecimento ao seu trabalho como professor e voluntariado perante a comunidade em geral.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow