Entre os dias 09 e 12 de dezembro, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) promoverá o maior evento científico da instituição. Com o tema “Inovação a serviço da Educação”, o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) 2019 terá uma programação diversificada que contemplará a XVIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Mostra de Extensão da Instituição.
O evento terá início na segunda-feira, 09, às 18h30, no auditório do Bloco C, com as apresentações dos Projetos de Extensão. No mesmo dia, a Editora UNIFEBE fará o pré-lançamento dos livros “Deficiência, Inclusão e Acessibilidade”, “Imagem invisível no cinema” e “Otimização econômica na decisão de parada para manutenção: uma aplicação em máquina de fiação de algodão”.
Na sequência, a Editora fará o lançamento dos livros do projeto Vida Ativa, “Reminiscências de uma vida ativa: a trajetória de um programa de valorização ao amadurecimento no Centro Universitário de Brusque”, e “Vivências, retratos e conhecimentos da UNIFEBE na melhor idade”.
Na terça-feira, 10, mais de 300 trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados em 20 sessões simultâneas. As apresentações da XVIII Jornada de Iniciação Científica começarão às 18h30, de acordo com o cronograma.
Entre as novidades desta edição está o desfile (Re)conexões, promovido pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE. O evento inicia às 19h, na Sociedade Santos Dumont. Para encerrar a programação, na quinta-feira, 12, às 18h30, iniciam as apresentações do projeto Observatório Social.
Simultaneamente ocorrerá a tradicional solenidade de menção honrosa para os melhores trabalhos do ENPEX 2019 e para os participantes da Bolsa Mérito. Às 20h, no Bloco D, o clima de Natal tomará conta da UNIFEBE em mais uma Cantata de Natal. Este ano, o Coro UNIFEBE apresentará canções polonesas com a participação especial da Orquestra de Guabiruba. A temática foi escolhida pela comemoração dos 150 anos da imigração polonesa no Brasil, sendo Brusque o primeiro lugar a recebê-los.
A organizadora do ENPEX, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, destaca que devido às proporções que o evento está tomando, com participação de universidades de outros estados e países, como Paraguai, Uruguai e Argentina, as apresentações científicas foram concentradas em um dia, viabilizando a vinda desses participantes a Brusque.
“É uma honra saber que nosso evento científico é prestigiado pela comunidade acadêmica de outras universidades. Nesta edição, preparamos uma programação que inclui além da Pesquisa, Extensão e Cultura”, enfatiza Rafaela.
Neste ano, o ENPEX foi contemplado na chamada PROEVENTOS, do Governo do Estado, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).