Tão difícil quanto conter a disseminação do novo Coronavírus, o Covid-19, é evitar o contágio das chamadas Fake News, às notícias falsas, que circulam livremente pelas redes sociais, grupos do WhatsApp e internet em geral. Esse trabalho, de desmentir as informações equivocadas, sobra para os jornalistas e também, para os profissionais da saúde e vigilâncias epidemiológicas.
Reunimos nesta reportagem, as principais dúvidas em relação ao Novo Coronavírus que circularam na Internet durante a semana. Para respondê-las, contamos com a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Ana Lúcia Tolentino e também, com informações do site oficial do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
FALSO:
Antes de chegar aos pulmões Coronavírus permanece por quatro dias na garganta.
Segundo o Ministério da Saúde, a informação de que o novo Coronavírus pode ser eliminado do corpo por meio da ingestão de água e de gargarejos com água morna, soluções com vinagre ou sal é falsa. O órgão também enfatiza que o boato de que o vírus fica por um período de tempo na garganta, antes de chegar aos pulmões, também é mentirosa
VERDADEIRO:
Não é recomendado tomar ibuprofeno entre outros medicamentos quando se está com suspeita de Coronavírus
A Organização Mundial da Saúde recomendou, na terça-feira, 17, que pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus não devem usar ibuprofeno. Um estudo publicado pela “Lancet”, uma das principais revistas científicas do mundo, mostra que alguns pacientes que fizeram o uso do medicamento ficaram com o pulmão mais vulnerável. O recomendado sempre é procurar uma orientação médica.
FALSO
Há casos suspeitos de Coronavírus em Guabiruba
A Secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, reitera que não há casos suspeitos ou confirmados do novo Coronavírus em Guabiruba. “Existem órgãos internacionais que nos obrigam a passar esta informação e se tivermos algum caso suspeito ou confirmado, a prefeitura é obrigada a comunicar a imprensa e divulgar a informação”, enfatizou.
Principais dúvidas da população
Onde posso fazer o teste do Novo Coronavírus em Guabiruba?
“O Exame do Coronavírus só é realizado quando a pessoa apresenta febre, sintomas respiratórios, viajou 14 dias ou teve contato com alguém suspeito de Coronavírus. Se não, não é realizado o exame. Eu tenho um protocolo que precisa ser seguido. O exame é realizado na própria residência da pessoa suspeita, pois a gente tem que impedir que a pessoa fique circulando pelo município”. Explica a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Guabiruba, Ana Lúcia Tolentino.
Estou com os sintomas de Coronavírus, o que devo fazer?
“É necessário que primeiro a pessoa ligue para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro dela, ou encaminhe uma mensagem via WhatsApp, e o médico da Unidade vai atender esta pessoa. A vigilância epidemiológica é um suporte, quem vai atender primeiramente o cidadão é o médico da UBS”, enfatiza Ana Lúcia Tolentino.
Todo mundo será testado para o novo Coronavírus?
“Nós não temos testes para todo mundo disponível da rede pública de saúde, então estamos dando prioridade para as pessoas que se enquadram na área de risco, como as que viajaram ou tiveram contatos com infectados e apresentaram sintomas”. Explica a secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt.
Fiz o teste num laboratório privado e deu positivo, o que devo fazer?
“Só vale para nós os testes realizados pelo Sistema Único de Saúde. Se a pessoa fez um exame particular ela terá que tirar a contraprova do exame público”, salienta Patrícia Heiderscheidt.
Qual a principal ação para evitar o contágio do novo Coronavírus?
“Todo mundo em casa. De verdade, em casa. Nós estamos nos prevenindo para que o Brasil não entre no caos que outros países, como a Itália, chegaram. Então, fiquem em casa. Escolham a pessoa que vai fazer as compras de mercado e farmácia. Esta pessoa, quando chegar na residência precisa tirar sua roupa, se higienizar e aí ter o contato com a família que está confinada”, destaca a secretária de Saúde.
Em quanto tempo devemos ter uma situação mais controlada?
“Se todo mundo seguir as orientações do Ministério da Saúde e da OMS, acredito eu que em 14 dias a gente consiga dar esta volta. Cancelem tudo. Cancelem festas de aniversário, reuniões, festas de casamento. Sete dias com todo mundo em casa”, reforçou Patrícia Heiderscheidt.
Voltei de viagem internacional em um dos países infectados, o que eu tenho que fazer?
“A família ou a pessoa que viajou deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde e com a UBS de seu bairro para nos comunicar e nós vamos monitorar de perto esta pessoa. Com sintomas ou não nós vamos monitorá-la. Mas as pessoas precisam nos comunicar. O importante é que a pessoa ligue e não venha até a Unidade ou Secretária de Saúde. Evite ao máximo sair de casa”, explica Ana Lúcia Tolentino.
Aqui em guabiruba tem alguma pessoa com corona viros