“Representar o nosso país pela terceira vez em um mundial de Ironman já é uma imensa alegria. Estar entre os 5% melhores atletas do mundo da minha faixa etária então….”. Com essa frase, o dentista, vereador e triatleta Felipe Eilert dos Santos, de 49 anos, anunciou, via rede social, o recebimento do selo Ironman Silver All-Word Athlete (AWA) pelos desempenhos conquistados em 2019. Integrante da Associação de Triathlon de Brusque, ele irá participar pela segunda vez do Mundial Ironman 70.3, em Nice, sudeste da França, no dia 8 de setembro, quando são esperados mais de 6 mil atletas entre profissionais e amadores, nos naipes feminino e masculino, e portadores de necessidades especiais. Competidores dos cinco continentes disputarão a prova que define os campeões mundiais na distância.
Felipe já participou por duas vezes do mundial de Ironman e conseguiu a classificação para o 70.3, na França, em novembro do ano passado, quando cumpriu o desafio em 4h41min58seg na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O atleta guabirubense ficou na 9ª posição da categoria de 45 a 49 anos e 148° no ranking geral entre 2.500 atletas que largaram.
Sobre a próxima prova, o triatleta se prepara para ter bom rendimento. “Espero terminar em uma boa colocação e se estiver entre os dez melhores da categoria vai ser muito especial. Mas tudo depende do dia e de uma boa fase de treinamentos. Vai ser uma prova muito dura, com bastante subidas na bike. Um treinamento específico terá que ser feito”, explica ele, que treina há cerca de dez anos para provas com a modalidade Ironman. Levando em conta sua experiência e preparo físico, uma das vantagens que o triatleta considera ter na prova é a prática ao longo dos anos.
“A experiência é fundamental para conhecermos o nosso corpo e como ele reage dentro da prova. Poder forçar ou aliviar mais durante cada modalidade. Sempre pensando que a prova exige muito no final, principalmente do psicológico. E uma reserva de energia é sempre importante”, ressalta Felipe.
Rotina de treinamentos
Faltando pouco mais de três meses para a prova, Felipe vai passar por mudanças na rotina de treinamento e na alimentação, sendo que atividades relacionadas ao triathlon como natação, corrida e ciclismo serão incorporadas à rotina de treinos. “O foco passa a ser treinos de volume (maiores distâncias) 9km de natação, 350km bike com subidas e 60 km corrida por semana. E a alimentação é regrada com suplementação. Pretendo perder até 4kg antes da prova”.
Ironman 70.3
A prova tem a metade do trajeto do Ironman, são 1,9 quilômetros de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. Leva esse nome por somar 113 km, o que daria aproximadamente 70.3 milhas.
Por ter experiência nas duas distâncias, o atleta ressalta que para ele há diferenças. “São duas provas bem diferentes. O ritmo imposto em uma prova de meio Ironman é mais intenso, mas essa é uma distância que eu me sinto muito à vontade. Já na distância “full” a empolgação durante o início e meio da prova pode gerar um desgaste prematuro e acaba cobrando um preço muito alto no final”.
Confira as principais participações de Felipe Eilert dos Santos:
2009 – Ironman Floripa
2010 – Ironman Floripa
2011 – Ironman Floripa
2011 – meio Ironman Penha – vice campeão
2012 – Mundial Meio Ironman Las Vegas EUA
2014 – Meio Ironman Brasília DF – vice campeão
2014 -Ironman Floripa – 3° lugar
2014 – mundial de Ironman ilha de Kona – Havaí EUA
2018- Meio Ironman Floripa