Foto: David T Silva/Arquivo

 

Em Santa Catarina, 71 cidades foram certificadas pelo Ministério do Turismo e fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2023 e Guabiruba é uma delas. A certificação, obtida pela terceira vez consecutiva pela cidade, foi divulgada no início do mês de abril e é válida até o dia 6 de abril do próximo ano. O Vale Europeu também foi certificado como instância de Governança Regional. 

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo do governo federal é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

- Publicidade i -

“O Mapa do Turismo é uma ferramenta super importante e que nos ajuda a desenvolver políticas eficazes, que impactem diretamente na vida da nossa população”, avalia a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Para receber a certificação, Guabiruba precisou atender a critérios como:  dispor de uma secretaria para o Turismo; dispor de Lei Orçamentária; ter os prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regulares no CADASTUR; ter o Conselho Municipal de Turismo ativo; e assinar o termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT).  

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, Andrei Muller, com esta ferramenta o Ministério entende o porte e nível de organização dos municípios. “Sem fazer parte do Mapa não podemos ter acesso a recursos ou programas do setor. Em nível municipal, ainda não chegamos a receber repasses diretos, mas já tivemos acesso a programas e financiamentos para obras de infraestrutura”, ressalta. 

Cenário atual 

O secretário explica que é importante compreender o processo de desenvolvimento do turismo de Guabiruba, que hoje passa por uma transição. “Antes estávamos em um estágio onde tínhamos que fazer com que os próprios guabirubenses conhecessem e enxergassem o potencial do turismo da cidade, assim como tínhamos que fazer com que a região reconhecesse esse potencial e começasse a nos visitar. Hoje, por uma série de fatores e muitos atores envolvidos, conseguimos amadurecer isso e já temos um fluxo de visitantes constante e visível em nossa cidade”, comemora. 

Andrei cita como exemplo o crescimento das opções de hospedagem da cidade. “Há cinco anos tínhamos apenas uma. Hoje, temos três registradas e mais cinco ou seis Airbnb ‘s espalhados pela cidade, em especial no bairro Lageado Alto. Portanto, é importante compreender que há uma organização do setor público e das instituições em prol do turismo, assim como o setor privado está avançando nesse sentido também, acredito que o empresariado local, muito em breve, deve observar as oportunidades e abraçar o desenvolvimento do setor”, destaca. 

Questionado sobre as estratégias do Poder Público municipal para atrair mais turistas para Guabiruba, Andrei explica: “Nesse sentido, continuamos trabalhando o Plano Municipal de Turismo 2018-2025. São muitas ações que vão desde a sinalização de trilhas, os investimentos em novos espaços, a capacitação da rede estudantil, a organização de eventos, a promoção dos atrativos, entre outros”, conclui. 

O mapa 

Para conferir o mapa completo, que conta com 294 regiões e 1681 municípios, basta acessar mapa.turismo.gov.br. No site, é possível também gerar o relatório de cada município. O documento de Guabiruba tem 12 páginas e traz a seguinte descrição: “Guabiruba foi emancipada em 10 de junho de 1962 e conta com mais de 24 mil habitantes e possui uma intensa diversidade cultural. Cultura que pode ser vivenciada nos grupos de dança e música como Alle Tanzen Zusammen, Tutti Buona Gente, Banda Das Lebenslied e GlockenChor (Coral de Sinos). Seus tradicionais eventos passam pela Festa da Integração, Festa Italiana, Stadtplatzfest, Pelznickelplatz e Teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre. Ecoturismo e Esporte de Aventura também são atrativos de Guabiruba, além do Turismo Religioso. A indústria têxtil é a base da economia local. Criamos e exportamos moda com a qualidade guabirubense, que vai da confecção do fio ao acabamento do tecido. Com diversos atrativos culturais e naturais em nossa cidade como o Complexo Turístico Morro São José e a Pelznickelplatz, você terá a oportunidade única de vivenciar e conhecer a Terra do Pelznickel! Você é nosso convidado. Venha nos visitar!” 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow