Fotos: David T Silva

 

A expectativa de “casa cheia” dos organizadores da PelznickelPlatz se confirmou no primeiro final de semana do evento em Guabiruba. Centenas de pessoas visitaram a Casa do Papai Noel do Mato nos três dias de programação. Quando a entrada foi aberta, às 19h de sexta-feira (10), a fila de visitantes já estava formada na rua Nicolau Schaefer. 

A vendedora de Brusque, Téia Pedrini, o marido Rogério e o filho Arthur (10) eram os primeiros da fila. “Nossa expectativa está bem grande. Ano passado não teve e fez muita falta. Nosso filho está muito ansioso. Ele ama o Pelznickel desde pequenininho”, conta ela. 

- Publicidade i -

Téia comenta que a família acompanha a Casa do Papai Noel do Mato desde a primeira edição. “Viemos todos os anos. Às vezes, duas ou três vezes. Está cada vez mais organizado e caprichado. O que a gente percebe é que tem muito amor. É isso que sentimos quando estamos aqui”, destaca ela, já seguindo o filho para visitar as atrações de 2021. 

Dentro da casa, as omas trabalhavam na cozinha fazendo um café para esperar as visitas e o retorno dos moradores, que trabalham no mato. “Preparamos um café com doces e salgados, porque os Pelznickel moram no mato e quando eles vêm chegam com fome. Deixamos tudo isso preparado para dizer aos visitantes que aqui é uma casa de verdade”, explica a oma Walmira Correa. 

Um pouco antes da catraca ser aberta, o empresário Luciano Hang, dono da Havan, chegou ao local e visitou todas as atrações da PelznickelPlatz. “Vim aqui ver e mostrar para o Brasil como vocês se dedicam a essa cultura que vem lá da Alemanha. Estou impressionado. Não conhecia aqui a área, toda a parte de vegetação do local que foi montado. Parabéns aos organizadores e para Guabiruba, que recebe um evento tão grandioso como esse”, declara o empresário. 

Pela casa 

Durante o passeio, é possível escrever cartinha para o Papai Noel, conversar com o São Nicolau, ver o Presépio Vivo e conhecer o Homem do Saco. Visitar as omas na cozinha, entrar no quarto do Pelznickel, ver a oma costurar, e, claro, ver o Pelznickel. 

O medo de cumprimentar de perto o Papai Noel do Mato se alterna entre crianças e adultos. Há aqueles que passam tranquilos pelo caminho, enquanto outros correm com o simples barulho das correntes.

Para a moradora de Guabiruba, Djuli Veber, a PelznickelPlatz é o evento mais esperado por todos na cidade. “Eu já tinha vindo com a minha filha e ela gosta bastante de vir aqui”, conta ela, que é mãe da pequena Manuella (4). 

“Ela tem medo, mas sempre quer vir. Falamos pra ela que se não se comportar o  Pelznickel vem buscar. Hoje um deles falou pra ela que não pode usar muito celular. Foi ótimo”, diverte-se. 

Gastronomia e lembranças 

Quem visita a PelznickelPlatz também tem à disposição diversas opções gastronômicas. É possível ainda, comprar pipoca, brinquedinhos para as crianças e presentes na lojinha. 

De acordo com a voluntária, Aline Saionara Leite, as camisetas são as preferidas do público, que também pode levar para casa miniaturas dos Pelznickel, velas, canecas personalizadas, chaveiros, entre outras opções. 

“Acredito que as camisetas vendem mais porque as pessoas usam e o preço é mais em conta”, explica.  

Aline conta que todas as peças são feitas durante o ano por artesãos e empresas locais. “O lucro do que é vendido é todo para ser utilizado no próprio evento”, destaca. 

A programação também contempla apresentações musicais a cada dia. O grupo Canto Alemão foi o primeiro a se apresentar. De acordo com Emiliano de Souza, todos estavam emocionados em retornar às apresentações, já que os encontros para ensaios foram suspensos em função da pandemia. 

“A PelznickelPlatz é um espaço mágico e bonito. Estamos muito felizes de nos reunir novamente nesta noite, depois de tanto tempo sem nos encontrar”, disse ele, entre uma canção e outra. 

Para fechar o passeio com chave de ouro, os visitantes ainda conferem a Mini Cidade, que encanta adultos e crianças. Este ano, uma nova ferrovia foi instalada.  

De acordo com um dos organizadores, Ivan Elias Fischer, neste final de ano é possível perceber uma grande ansiedade das pessoas em sair de casa com a família para ver algo bacana. “A Sociedade do Pelznickel está oferecendo isso. O evento está bem acima das nossas expectativas. Desde o primeiro dia, percebemos que o pessoal ficou para curtir conosco esse momento natalino e as atrações que preparamos”, avalia. 

Agende-se

A PelznickelPlatz volta no próximo final de semana. Confira os dias e horários que a Casa estará aberta: 17 e 18 (sexta e sábado), das 19h às 23h. E no dia 19 (domingo), das 17h às 21h.

Veja as atrações da PelznickelPlatz no próximo final de semana

Dia 17 –  Glockenchor, Eletrodo (Silvano Baron)  e Terno de Reis 

Dia 18 – Coral Cristo Rei, Rodrigo Kormann e Terno de Reis

Dia 19 – Orquestra Municipal, Fabio Baron e Terno de Reis 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow