O ano de 2025 será marcante para a tradição do Pelznickel em Guabiruba. A 13ª edição da Pelznickelplatz será realizada em um novo endereço: o Parque Municipal Vereador Érico Vicentini. A mudança representa um novo capítulo na história da Sociedade do Pelznickel e está mobilizando a diretoria e seus membros para garantir uma experiência ainda mais completa ao público. As obras no local já começaram, e o projeto está sendo executado por etapas, conforme a disponibilidade de recursos financeiros.
Desde a aprovação da concessão do espaço pela Câmara de Vereadores, em fevereiro deste ano, a entidade tem atuado em várias frentes.

“Foi realizado o mapeamento completo do trajeto que será percorrido pelos visitantes. Em seguida, teve início a abertura desse caminho com o uso de uma mini escavadeira, além da preparação dos espaços onde serão construídas as estruturas principais. Essa etapa está em fase final e deve ser concluída nos próximos dias, permitindo o avanço para as próximas fases da obra”, explica o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler.
Segundo ele, o novo espaço manterá a essência do evento, mas com melhorias importantes. “A proposta é que a Pelznickelplatz siga o mesmo modelo da estrutura anterior. No entanto, por se tratar de um espaço maior, ele permitirá uma ampliação significativa, proporcionando mais conforto e possibilitando um aumento no fluxo de visitantes”, afirma.

A primeira etapa inclui a terraplenagem, instalação das calhas de drenagem, colocação de areia ao longo do percurso e o plantio de grama e árvores. Em seguida, serão iniciadas algumas construções essenciais, como a Casa das Cartinhas, o espaço para o Presépio Vivo e dos Pelznickels, que deverão evoluir aos poucos ao longo dos próximos anos.
Mesmo com o processo em andamento, a edição deste ano já acontecerá no novo endereço. “As trilhas estão sendo projetadas para serem mais amplas, facilitando o fluxo de pessoas e garantindo melhor acessibilidade. Além disso, o percurso será mais longo, e os espaços, tanto na área de convivência quanto ao longo da trilha, maiores, proporcionando uma experiência ainda melhor”, detalha Vandrigo.
Ele ressalta que, mesmo com o avanço das obras, nem tudo poderá ser concluído para a edição de 2025.
“Sabemos que talvez nem tudo saia do papel já neste ano, mas, assim como aconteceu nas edições anteriores, iremos avançando e aprimorando o projeto aos poucos, de acordo com os recursos financeiros disponíveis”, explica.
Um dos pontos altos da mudança é a melhoria na logística e infraestrutura. “No novo espaço, teremos uma grande área de estacionamento, garantindo um fluxo de trânsito mais organizado e tranquilo. Além disso, a área gastronômica foi planejada para receber um número maior de visitantes com mais comodidade, proporcionando uma experiência ainda melhor. O público poderá desfrutar de boa música ao vivo, saborear um lanche e degustar o chope do Pelznickel com muito mais conforto e tranquilidade”, afirma.

A diretoria está liderando o projeto neste início, mas a participação da comunidade e dos membros da Sociedade do Pelznickel será fundamental para sua concretização. “Todos estão muito empolgados com a mudança, especialmente por ver esse sonho se tornando realidade. Neste primeiro momento, os trabalhos estão sendo conduzidos principalmente pela diretoria, pois envolvem questões burocráticas, aprovações e planejamento inicial. No entanto, estamos ansiosos para envolver todos os membros nas próximas etapas, garantindo que cada um se sinta parte desse projeto”, reforça o presidente. “Em breve, daremos início aos mutirões aos sábados e/ou domingos, unindo esforços para transformar o projeto em realidade. Temos certeza de que poderemos contar com o apoio de todos”, frisa.
A Sociedade do Pelznickel também avança na captação de recursos para viabilizar o projeto. “Conseguimos a aprovação de um projeto via Lei Rouanet no ano passado e, neste momento, estamos buscando empresas parceiras para captar os recursos previstos. Além disso, submetemos outro projeto ao Programa de Incentivo à Cultura (PIC), mas ainda não há previsão de aprovação para este”, revela.
A organização segue aberta a parcerias com empresas, entidades e pessoas físicas que desejam contribuir com a construção do novo espaço. “É uma oportunidade para que possam deixar sua marca registrada, ao mesmo tempo em que contribuem para o fortalecimento da cultura de nosso município, que vem se destacando nacionalmente”, completa.
Por fim, Vandrigo ressalta o agradecimento ao Poder Público pela parceria e confiança. “A Prefeitura de Guabiruba nos entregou uma grande ferramenta. Agora a Sociedade do Pelznickel vai trabalhar ainda mais para oferecer ao turista uma experiência mais rica, completa e inesquecível na Pelznickelplatz”, completa.