Crédito: Grazielle Guimarães

Por: Grazielle Guimarães

Kelly Cristine Stricker, presidente da ONG Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA), e Eduarda Schweigert, Coordenadora do Conselho Municipal de Bem Estar Animal (COMBEA) estiveram presentes na sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba desta terça-feira, 3. As duas apresentaram um relatório de ações, receitas e gastos referente a 2018 e 2019. Na oportunidade, foi aprovado em caráter de urgência projeto de N° 37/2019, que autoriza o Executivo a conceder auxílio financeiro à PATA, no valor de R$ 15 mil.

“Esse apoio financeiro será destinado integralmente à campanha de castração animal, onde 50% será para os animais que estão sob responsabilidade da PATA, seja em lares temporários ou em nossas próprias casas, e a outra parte à famílias de baixa renda, que não podem bancar o procedimento”, explicou Kelly, presidente da ONG.

- Publicidade i -

Ela salientou ainda sobre a importância da campanha para a saúde geral do município. “Sem o mutirão de castração a gente fica enxugando gelo. Eu sei que a PATA não pode resolver tudo, mas a situação vai piorar muito sem a ONG.  Peço a colaboração de vocês para continuar esse trabalho, se não chegaremos a mesma situação da ACAPRA [Associação Brusquense de Proteção aos Animais], tendo que decidir se poderemos ou não continuar com este trabalho que é totalmente voluntário”, destacou Kelly.

Eduarda Schweigert, coordenadora do COMBEA, enfatizou o levantamento de um senso de animais domésticos em Guabiruba, a intenção é saber qual a população animal no município e quais famílias necessitam de ajuda. “Este trabalho é realizado junto à prefeitura e através dele poderemos monitorar a população animal do município, controlando o nível de castração e cuidados com a saúde animal”.

Seis projetos apreciados

A reunião parlamentar estava com a pauta cheia e além do convênio firmado com a PATA, os vereadores apreciaram mais cinco Projetos de Lei, quatro deles passaram pela primeira votação e devem retornar na próxima semana. O Projeto de N° 35/2019, que institui o Programa de Escovação Dental Supervisionada para os alunos das escolas de educação de Guabiruba foi aprovado em segunda votação.

Foi aprovado em caráter de urgência Projeto de Lei nº 38/2019 do Executivo, que abre crédito especial e suplementar no orçamento do município de Guabiruba.

Aprovado em primeira votação Projeto de Lei Ordinária nº 31/2019, que altera a lei nº 1.612, de 26 de outubro de 2017, que trata do plano plurianual do município de Guabiruba para o quadriênio 2018/2021.

Aprovado em primeira votação Projeto de Lei Ordinária nº 32/2019, que altera a lei nº 1.697, de 03 de outubro de 2019, que trata das diretrizes orçamentárias de Guabiruba para o ano de 2020. 

Aprovado em primeira votação Projeto de Lei Ordinária Nº 33/2019, que estima a receita e fixa a despesa do município de Guabiruba para o exercício financeiro de 2020. 

Como já mencionado, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 37/2019, que concede apoio financeiro à PATA.

O que disseram os vereadores

Apesar do número de projetos na pauta, a maioria deles tratando sobre o orçamento municipal de Guabiruba para o próximo ano, os parlamentares usaram a tribuna para tratar sobre diversos temas que foram desde problemas de saúde pessoal, à questões repassadas pela comunidade. Ligado à pauta o projeto mais comentado por todos foi o da PATA.

Felipe Eilert dos Santos (PT), destacou a importância do convênio entre o Executivo e a PATA, bem como as diferenças entre o trabalho da ONG e o de associações esportivas, como questionado pelo opositor político Jaime Luiz Nuss (MDB), na sessão passada. “Eu não vou entrar no mérito, vereador Jaime, sobre a questão das associações esportivas do município, que também merecem, por justiça, o repasse de recursos, se houvesse verba para isso, mas temos que diferenciar o trabalho humanitário desenvolvido pela PATA, assim como de outras entidades, como a Apae que igualmente merecem o apoio do município, sendo a primeira vez que a ONG recebe um repasse financeiro direto”.

O líder da oposição rebateu a fala do petista. “Muitos eventos realizados pela PATA e pelo Karatê usaram o salão do Clube Esportivo 10 de Junho, então estas associações também colaboram com outras”. Jaime Nuss destacou ainda a resposta dada pela diretora da GBTRAN, Mariana Reis, ao Guabiruba Zeitung, sobre questionamentos do parlamentar em relação a falta de atendimento da pasta.

“Só gostaria de relembrar a Mariana que a prefeitura só trabalha mais duas semanas neste ano, e propor um desafio a ela, de fazer essa travessia até o fim do ano, vir a essa casa ou encaminhar um ofício dizendo se irá ou não atender ao meu pedido. Fico me questionando se o prefeito Matias Kohler está ciente desta situação, algo tão simples sendo tratado desta forma, é uma vergonha para o prefeito”, frisou Jaime.

Após melhorar da Caxumba, Harri Westarb Neto (DEM), usou a tribuna para justificar sua ausência na semana passada. “Em nenhum momento foi explicado o porque da minha falta, com exceção dos colegas Paulo Ricardo Gums e Haliton Kormann, eu faltei pois estou com Caxumba e ainda na semana passada a doença estava em fase de contágio, então por recomendações médicas eu tive que ficar em casa para não passar a doença para ninguém. Quando a Sra. Presidente se ausentou foi explanado o porquê da ausência dela e eu não, acho isso injusto”.

O parlamentar comentou ainda a falta de atendimento médico no Hospital de Guabiruba. “Fui ao Hospital na manhã de segunda-feira, pois estava meio febril e com dor e uma senhora disse que eu não seria atendido porque tinha muitas pessoas na frente e logo em seguida a médica iria almoçar e se eu quisesse ser atendido teria que voltar a tarde. Isso aconteceu comigo que sou vereador, imagina o que ocorre com os cidadãos comuns? Provavelmente aquela mulher não me reconheceu como vereador, até porque eu não mereço nenhum tratamento especial por isso, mas se o Hospital atende até às 22h é preciso que tenha atendimento médico durante todo esse período”, destacou Harri. 

Destaque à programação de Natal

A presidente da casa, Rosita Kohler (PP), parabenizou a equipe que organizou o Desfile de Natal em Guabiruba. “Tivemos a participação maciça da população que esteve presente no desfile, não só do nosso município mas de toda região, fazendo com que esta tradição se perpetue em nosso município. Neste fim de semana teremos a Pelznickelplatz e a continuação de toda programação de Natal”.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow