O Centro Integrado de Cultura de Timbó foi palco de homenagens do Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e pela Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura, o concurso reconheceu iniciativas nas áreas do Livro, Leitura e Literatura praticadas em escolas públicas municipais e bibliotecas do Vale Europeu.
Dividido em categorias específicas, foram premiados na sexta-feira (17) projetos nas áreas de Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais e Bibliotecas. “Queremos, com este prêmio regional, abrir um marco na cultura do Vale Europeu, incentivando projetos que valorizem as práticas literárias em geral”, comentou o presidente do Colegiado de Cultura da Amve, André Cristiano Siewert.
No primeiro lugar de cada categoria estão professores cujas iniciativas foram aplicadas em escolas de Brusque, Blumenau, Rio dos Cedros e Indaial. Demais municípios da região ficaram em segundo ou terceiro lugar com boas práticas.
O prêmio contou com a inscrição de 21 projetos, que passaram por fase de homologação documental e análise de mérito. Dentre os critérios de avaliação estavam clareza, impacto cultural e social para a comunidade atendida, transversalidade, potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.
“Somos uma região muito rica culturalmente e esse prêmio vem traduzir, por meio de projetos envolvendo a literatura e a escrita, essas belezas que o Vale Europeu possui. É muito importante consagrar as obras de quem se dedica à boa escrita e a desenvolver projetos que levam a isso”, acrescenta o diretor executivo do Cimvi, Fernando Tomaselli.
Como premiação, o primeiro colocado de cada categoria recebeu um tablet e um final de semana no Vale Europeu, além de medalha e certificado de participação. Já os segundos e terceiros colocados nas categorias receberam medalha e certificado de participação.
O Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias, inédito na região, tem o objetivo de reconhecer e valorizar ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura. Esta edição envolveu os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Confira os vencedores em cada categoria:
Categoria Bibliotecas
1º lugar: Thiago Alessandro Spiess – EEF Dr. Carlos Moritz – Brusque/SC
2º lugar: Steffanie Carvalho de Andrade Jung – EEBM Profª Noemi Vieira Campos Schroeder – Pomerode/SC
Categoria Educação Infantil
1º lugar: Janainna da Silva Rezende – CEI Hilca Piazeira Schnaider – Blumenau/SC
2º lugar: Salete Aparecida Jastrach – UEI Pinguinho de Gente – Indaial/SC
Categoria Fundamental Séries Iniciais
1º lugar: Marcela Conti Kannenberg – EMEF Prefeito João Floriani – Rio dos Cedros/SC
2º lugar: Sônia Regina Schmitt Rainert – Grupo Amigas da Leitura – Gaspar/SC
3º lugar: Graziela Boaszczyk Dalcastagner – ERM Cesário Régis – Guabiruba/SC
Categoria Fundamental Séries Finais
1º lugar: Patricia Regiane Tomaselli – EBM Arapongas – Indaial/SC