Grazielle Guimarães
Nesta terça-feira, 6, os vereadores guabirubenses protagonizaram a primeira sessão de novembro com discussões acerca de diversos temas e demandas da comunidade, dentre eles, manutenções e denominações de vias públicas, necessidades de manutenção no colégio João Boos bem como, quedas de energia elétrica e o desabastecimento de água em diversas comunidades.
Haliton Kormann (MDB) solicitou melhorias na rua Vicente Scharf e Nicolau Schaefer destacando a falta de água em diversos bairros de Guabiruba, voltando a cobrar que as taxas de lixo sejam cobradas separadamente da taxa de água e que os boletos sejam entregues nas residências.
Harri Westarb (DEM) trouxe diversas indicações, dentre elas; a revitalização da pavimentação em toda a extensão da rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes; o patrolamento e areiamento em toda a extensão da rua Bernardo Vogel, bairro Lageado Baixo, bem como da rua Afonso Decker, bairro Guabiruba Sul e o conserto da ponte de madeira construída sobre o Rio Guabiruba Sul, situado na rua Alberto Voss, bairro Guabiruba Sul.
Harri também se manifestou sobre a cobrança de Paulo Ricardo Gums (PP) a respeito de sua ausência na sessão itinerante, que ocorreu na última terça-feira, 29. “Eu não gostei da palavra do vereador Paulo Gums que comentou que a oposição não esteve presente. Primeiro que haviam parlamentares da oposição na reunião, como o Haliton e o Jaime Nuss, generalizando como se toda a oposição não estivesse presente. Eu sempre tento ir nestas reuniões mas às vezes tenho compromisso e não posso ir, como foi o caso. Achei desnecessária e injusta a fala do vereador”.
Por sua vez, Paulo Gums rebateu. “Eu comentei que a gente sempre cobra que a população esteja presente na reuniões parlamentares sendo que nem mesmo alguns vereadores como o Mala [Vilmar Gums] que não foi em nenhuma, estão presentes”.
Em contrapartida Harri deixou diversas solicitações de vias que necessitam de manutenção, destacando o trabalho dos vereadores da oposição na pavimentação de diversas vias guabirubenses. “Se não fosse as pavimentações em parceria quais ruas iam ser pavimentadas? E se a oposição não aprovasse os projetos financiamento? Quais ruas seriam pavimentadas? A gente sabe que está difícil administrar o município e é por isso que trabalhamos pelo bem de Guabiruba, sem pensar em partido”.
O vereador Vilmar Gums (PSDB) também se manifestou a respeito da cobrança pela ausência. “Já achei injusto o vereador não estar presente e chamar o nome para a palavra. Pra mim essa sessão itinerante não é viável, o povo não vai mesmo e eu também não vou. Não gosto que citem o meu nome. E a você Minhoca [Paulo Ricardo Gums] eu peço que dê uma olhada nos quadros dos vereadores e vê se alguém da sua família já tomou essa posição, você só está começando, então se coloque em seu lugar e avalie sua posição como vereador”.
O líder da oposição, Jaime Luiz Nuss (MDB), reforçou sua indicação para que algumas vagas de táxis sejam destinada à idosos e a Polícia Militar. “Poucos táxis estão atuando ativamente em nosso município, por isso, peço que algumas dessas vagas sejam destinadas à idosos e ao policiamento”.
Primeira parlamentar com deficiência visual
Denise Fernandes Fischer (PP) é a primeira parlamentar com deficiência visual de Guabiruba. Por 30 dias ela substituirá Cristiano Kormann (PP) que está de licença. A substituição faz parte de um acordo entre a coligação PP e PT para que vereadores suplementares assumam o cargo por até 30 dias.
“Para muitas pessoas eu fui motivo de chacota, por ser deficiente visual. Disseram que eu não faria nem 30 votos e por isso que eu agradeço os 150 votos que recebi e falo com orgulho. Durante estes 30 dias quero dar o meu melhor, fazer como se fosse um mandato de quatro anos, ouvindo e sendo a voz do povo nesta casa. Estou muito grata pelo apoio”, salientou Denise.
Ordem do dia
Três projetos foram aprovados em caráter de urgência. Um deles gerou discussões entre os parlamentares. Solicitando a nomenclatura de uma via em Guabiruba o projeto n°34/2019 sugeria, através de abaixo assinado da comunidade, que a via se denominar rua “Europa”. Porém, o vereador Jaime Nuss sugeriu que o nome fosse substituído para o sobrenome de alguma família que reside a anos na localidade.
O pedido de vistas foi negado por 5 votos a quatro e o projeto aprovado com Jaime Nuss se abstendo da votação.
Também foi aprovado o projeto nº 29/2019 do Executivo Municipal, que pede a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município de Guabiruba”.
Aprovado o projeto nº 30/2019 do Executivo, que dispõe sobre a denominação do Centro de Referência de Assistência Social do município de Guabiruba.
Baixado para as comissões o projeto nº 31/2019 do Executivo, que altera a lei nº 1.612, de 26 de outubro de 2017, que trata do plano plurianual do município de Guabiruba para o quadriênio 2018/2021.
Baixado para as comissões projeto nº 32/2019 do Executivo, que altera a lei nº 1.697, de 03 de outubro de 2019, que trata das diretrizes orçamentárias de Guabiruba para o ano de 2020.
Baixado para as comissões o Projeto de Lei Ordinária nº 33/2019 do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município de Guabiruba para o exercício financeiro de 2020.