O destaque da sessão ordinária de terça-feira (1) da Câmara Municipal de Guabiruba foi o pronunciamento dos parlamentares sobre o 2º turno das eleições. Com críticas e incertezas dos parlamentares sobre o futuro do país, o presidente da Casa, Cristiano Kormann (Progressistas), chamou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ex-presidiário condenado.
“Na minha opinião, infelizmente, teremos a partir de 2023 um ex-presidiário condenado conduzindo o nosso país como presidente da república. É uma vergonha da metade da população, podemos dizer. Ter um representante eleito condenado, que foi colocado apto a disputar uma eleição por seu comparsa, por seu amigo, por um indicado seu ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou.
Kormann ainda frisou que não votou no presidente eleito e se considera enganado pelo sistema político do país.
Jair Francisco Kohler (Progressistas) também comentou sobre o resultado das eleições presidenciais. “A gente lamenta muito o resultado das urnas, mas o país segue”, ressaltou.
A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) também discorreu sobre as eleições de domingo (30). Segundo ela, o estado de direito e o respeito devem nortear as nossas ações e relações, sem comprometer o direito do próximo.
Ela também comentou sobre a vitória do candidato eleito Jorginho Mello (PL) para o governo do estado de Santa Catarina. E também destacou a importância das composições para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Câmara e Senado Federal.
Ordem do dia
Os parlamentares guabirubenses baixaram para as comissões o Projeto de Lei Ordinária nº 31/2022 do Executivo, que dispõe sobre a criação da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte do município de Guabiruba.
Também foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamentos o Projeto de Lei Ordinária nº 30/2022 do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2023.