Estudantes de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram beneficiados pelos programas de educação fiscal e cidadania do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) durante o ano de 2023. Somando os programas “Observador Social Mirim”, “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” e “OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão”, mais de 10,2 mil alunos receberam os programas.
“O ano de 2023 foi muito próspero para as atividades de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório Social de Brusque. Conseguimos ampliar ainda mais o número de alunos beneficiados, fomos contemplados com recursos em importantes editais, tivemos o desenvolvimento e lançamento de um jogo virtual e tivemos o primeiro evento para os professores de um dos níveis escolares que recebem nossos programas” ressalta a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann.
De acordo com ela, os resultados são fruto de uma equipe comprometida com aquilo que se propõe a fazer. “Desde a diretoria que aconselha, quem busca por editais, inscreve os programas, fica nos bastidores operacionalizando os agendamentos e organiza as prestações de contas, até quem vai às escolas levar o conteúdo com compromisso e qualidade na entrega”, avalia.
O presidente Evandro Gevaerd concorda. Para ele, os programas de educação fiscal e cidadania do OSB Brusque contribuem muito para a formação dessas crianças e jovens. “Por meio deles esperamos que ocorra uma mudança cultural positiva e que eles, enquanto cidadãos, sejam muito mais críticos e atenciosos com relação a todas as questões que envolvem a comunidade, especialmente na aplicação do dinheiro público. Nos orgulhamos muito do nosso trabalho desenvolvido nesse sentido. Parabenizo a todos os envolvidos pelo trabalho realizado este ano e reitero a importância das empresas e entidades parceiras e mantenedoras que estão junto do Observatório nessa caminhada de construção de uma sociedade melhor. E, em 2024, nossa meta é aumentar ainda mais nossa atuação junto às escolas”, destaca.
OAB vai à Escola
Desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), o programa “OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão”, é realizado em parceria entre as duas organizações. Neste ano, foram 917 estudantes contemplados em 33 turmas de 16 escolas. O número é superior ao do ano passado, quando 623 estudantes de 12 escolas foram beneficiados com a iniciativa.
“Neste programa são abordados temas como noções básicas de legislação, papel do cidadão e esclarecimentos sobre direitos e deveres, na forma de uma conversa descontraída com interação dos alunos, advogados representantes da OAB/Brusque e do OSB Brusque”, explica Priscila.
Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem
O programa Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem beneficiou 6.068 estudantes de Brusque e Guabiruba na modalidade presencial. Criado em 2019, o programa de contação de histórias infantis tem como objetivo transmitir ensinamentos positivos e fomentar a cidadania por meio da contação de histórias. “Neste ano foram apresentadas 108 contações de histórias, para 285 turmas de 38 escolas. O programa foi expandido em relação a 2022, quando 3.429 alunos foram atendidos em 21 escolas com 45 contações de histórias”, comemora a Consultora. Segundo ela, nos dois municípios o programa foi aplicado com recursos do Fundo para Infância e Adolescência – FIA, sendo atendidas, neste ano, 27 escolas de Brusque e 11 em Guabiruba.
Já no formato virtual, a partir do mês de abril, uma média mensal de 6,9 mil estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Rodeio assistem às histórias do programa Era Uma Vez, Uma Semente do Bem. “A partir de julho deste ano, o programa foi custeado com recursos do Fundo Social do SICOOB, que viabilizaram as gravações das contações de histórias até dezembro deste ano”, destaca Priscila.
Observador Social Mirim
Com oito anos de história, o Programa Observador Social Mirim conta com aplicação em todas as escolas públicas e particulares de Brusque, Guabiruba e Botuverá, para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Em 2023, o programa beneficiou 50 escolas, 2.380 alunos de 106 turmas.
O programa também é replicado em diversas cidades brasileiras pela Rede de Observatórios Sociais e em especial entre várias cidades da AMVE – Associação de Municípios do Vale Europeu.
O ano de 2023 também foi marcado pela realização do primeiro evento para professores, o Observador Social Docente. Realizado em parceria com a Viacredi Cooperativa Ailos, o encontro reuniu cerca de 60 profissionais de educação que vivenciam o programa nas escolas junto aos seus alunos.
“Foi um momento de troca, integração e formação com todos os envolvidos com o programa. A Educação Fiscal é um tema transversal apresentado na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (BNCC) e deve ser abordada junto a um assunto da grade curricular. Por isso, a importância desse evento que realizamos pela primeira vez”, explica a Consultora Priscila.