Foto: Suellen Pereira/Amplitude

Após quase dois anos de atividades presenciais suspensas, devido a pandemia de Covid-19, todos os programas de educação fiscal e de cidadania do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) retornaram em 2022 batendo recorde de aplicação. Somando os projetos “Observador Social Mirim”, “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” e “OAB vai à escola com o Observatório Social – um bate-papo cidadão”, cerca de 7 mil alunos de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram beneficiados. Em 2019, foram cerca de 3,2 mil estudantes.

Segundo a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania,  Priscila dos Santos Petermann, 2022 iniciou com a expectativa do retorno dos programas, com a normalidade que sempre foram desenvolvidos antes da pandemia.  “E isso se concretizou. Todas as parcerias foram fechadas e somos muito gratos aos diretores das escolas particulares, secretários municipais de educação, gerente regional da rede estadual de educação e gestores escolares de Brusque, Guabiruba e Botuverá, por confiarem e autorizarem mais um ano do nosso trabalho nas escolas”, destaca.

Com a aplicação mais do que dobrada, de maneira presencial, Priscila destaca os resultados alcançados. “Os números registrados e os retornos recebidos demonstram que este ano letivo foi um sucesso. E tudo isso é fruto de uma equipe comprometida e responsável  – e de mantenedores e apoiadores financeiros – que enxergam na entidade o compromisso social de todas as nossas atividades”, ressalta.

- Publicidade i -

Programas

Voltado a alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, o Programa de contação de histórias “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem” destaca ensinamentos positivos, valores éticos e morais através do mundo encantado da literatura infantil, fomentando a cidadania. Iniciado no fim de 2019, o programa ganhou força de maneira virtual no período da pandemia e continua também em sua versão online. No presencial, cerca de 4 mil alunos de Brusque e Guabiruba foram contemplados com a contação de histórias em suas escolas.

Direcionado a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, o Programa Observador Social Mirim, que trabalha educação fiscal e cidadã e tem como objetivo instigar as boas práticas do dia a dia como respeito, disciplina, honestidade, além de apresentar a importância social dos tributos, beneficiou mais de 2,3 mil alunos de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), o programa “OAB vai à escola com o Observatório Social – um bate-papo cidadão”, é realizado em parceria entre as duas organizações. Neste ano, foram 623 estudantes contemplados.

Segundo o presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla, educação é a ferramenta mais poderosa para a transformação de uma sociedade. “Nos orgulhamos muito do nosso trabalho desenvolvido nesse sentido. Hoje, o Observatório Social de Brusque é referência em todo país com a aplicação de projetos voltados à educação fiscal e de cidadania. É trabalhando esses assuntos desde a educação infantil que teremos resultados cada vez mais concretos no futuro. Parabéns a todos os envolvidos por mais um ano fantástico”, destaca.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow