No sábado (26), a comunidade guabirubense conferiu o projeto “Quebrando Silêncio”, realizado na Praça Theodoro Debatin e ruas da cidade. A programação contou com rede de apoio composta por cerca de 150 voluntários e profissionais especializados, para o auxílio às vítimas de violência doméstica.
“Quebrando Silêncio” é um projeto educativo e de prevenção promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, em oito países da América do Sul, desde o ano de 2002.
A campanha se desenvolve durante todo o ano em bairros como Lageado Alto, Lageado Baixo, Guabiruba Sul e Centro. Mas a sua principal ação é realizada sempre no quarto sábado do mês de agosto, que é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem diversas manifestações em favor da causa.
Na oportunidade, foi disponibilizada orientação jurídica com as advogadas Neila Carine Reis Calixto e Juliana Argueles Cezar Helene. Também houve atendimento de psicólogos e orientadores familiares. O projeto também atende escolas e empresas através de palestras e orientações. Além dos atendimentos foram distribuídas 500 revistas para adultos, crianças e adolescentes.
Para a coordenadora do Ministério da Mulher e da ação, Marli Kamimoto Eckmann Helene, o resultado da ação atendeu a expectativa da organização. “O resultado foi satisfatório, porém para 2024 faremos o dia todo para alcançar mais pessoas”, destaca.