Divulgação/IC

 

Encerrou nesta sexta-feira (13), a 58ª edição da Pronegócio. Realizada desde a segunda-feira (9) pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) o evento contou com a participação de 130 empresas fabricantes de Santa Catarina que apresentaram seus produtos da coleção Primavera/Verão 2022, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

Com a participação de cerca de 600 compradores, das mais variadas partes do país, o evento confirmou o slogan de que a moda do Brasil nasce na Pronegócio, já que ao longo de cinco dias de realização foram comercializadas quase 1 milhão de peças, alinhadas com as principais tendências da estação.

- Publicidade i -

“Esta edição superou nossas expectativas e, comparado ao evento do mesmo período, realizado em 2021, houve um aumento de quase 30% em vendas. Com certeza o sentimento é de metas e objetivos cumpridos ao longo dessa semana e estamos muito felizes com o resultado”, destaca a presidente da AmpeBr, Sandra Werner.

Segundo a presidente, em especial a partir da terça-feira (10) o evento registrou intensa movimentação, já que em alguns momentos todos os boxes de negociação estavam ocupados.

“Isso significa muitos negócios feitos simultaneamente. Acompanhamos os números em tempo real e vimos que a quantidade de peças comercializadas foi intensa, confirmando o sucesso do evento, que voltou a ter a realização do Desfile de Moda e foi muito prestigiado”, comentou Sandra. Assim, a partir de agora, com os pedidos fechados na rodada, dezenas de empresas de todo o setor de confecção de Santa Catarina terão produção garantida, contribuindo para o fortalecimento da economia e desenvolvimento em todo o estado.
Além disso, ao longo dos cinco dias de realização da 58ª Pronegócio, também foi realizada a 6ª Rodada Internacional de Negócios, com a presença de compradores de diversos países, que também geraram diversas negociações e oportunidades de exportação a empresas catarinenses.

Pedidos garantidos

Vindo da cidade de Lontras (SC), Luís Claudio Lazzarotto também se surpreendeu com o volume de vendas realizado pela empresa durante a 58ª Pronegócio. Participando dessa edição da rodada como fabricante, nos segmentos feminino e plus size, ele falou sobre a satisfação em ter a Pronegócio como um importante canal de vendas para a empresa.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado, vendemos três vezes mais do que esperávamos. O que tínhamos planejado para vender ao longo de todo o mês, vendemos nessa semana da rodada. E isso é maravilhoso, em especial neste período de retomada, pós-pandemia. Só temos que agradecer pela oportunidade oferecida pela AmpeBr, que é indescritível”, avaliou.

Lúcio Antônio da Silva, fabricante de Gaspar (SC), testou os produtos da empresa pela primeira vez na Pronegócio e também ficou surpreso com a aceitação da coleção. “Foi uma experiência muito boa, conseguimos ótimos negócios. Mesmo sendo aqui de Gaspar, não conhecíamos a rodada, mas fomos convidados pelos diretores da AmpeBr e aceitamos vir. O volume de negócios feitos foi muito bom, já que esta foi a primeira coleção de varejo que lançamos. Foi uma experiência fantástica e só temos a agradecer por todo o trabalho e apoio, que gera emprego e aquece toda a economia local. Parabéns a AmpeBr e em agosto estaremos aqui, com a prospecção de novos clientes”, projeta.

Produtos diferenciados

Entre os compradores, os resultados da 58ª Pronegócio também foram positivos. Da Bahia, Ivan Nunes Andrade Filho garantiu diversos produtos para a rede Real Calçados e Confecções, que possui cem lojas em diversos estados do Nordeste. “Estamos buscando novos mercados e produtos que encontramos aqui, sem falar na vantagem de negociar direto com as fábricas. E isso é muito mais vantagem do que se fossemos receber os representantes lá. Aqui também há um grande network, em conhecer empresas de diversos locais, onde outros fabricantes conhecem o nosso negócio também. Ficamos muito satisfeitos com o que fechamos e vamos voltar na próxima edição”, considera.

Pela primeira vez na rodada organizada pela AmpeBr, Marlucia Francialda Stancini Viturino veio de Vitória (ES) para adquirir produtos da linha infantil para sua loja, após receber o convite dos diretores da AmpeBr em uma das viagens de prospecção. “Fiquei maravilhada com a estrutura da feira, com a recepção e atenção dada. Estamos levando bastante novidades, pois muitas marcas daqui não encontramos lá. Foi uma experiência muito válida e tenho certeza que nossos clientes irão gostar dos produtos adquiridos. A qualidade dos produtos de Santa Catarina é um diferencial, e a chance de negociar diretamente com o fabricante aqui também é uma grande vantagem. Valeu muito a pena ter vindo e em agosto estaremos novamente em Brusque”, relata.

Clientes internacionais

Compradores da Costa Rica, Equador, Estados Unidos e outros países estiveram na 6ª Rodada Internacional de Negócios realizada em paralelo à 58ª Pronegócio em parceria com a empresa Father.

A rodada contou com a participação de 17 empresas compradoras de países como Costa Rica, Uruguai, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Estados Unidos.
Vindo da cidade de San Carlos, da província de Alajuela, na Costa Rica, Gustavo Murillo Arroyo esteve pela primeira vez na Pronegócio e também no Brasil, e aprovou a experiência da rodada realizada em Brusque. “Foi uma experiência excelente, o evento é muito profissional e para um país pequeno como a Costa Rica, foi uma grande oportunidade de conhecer tantas marcas, e poder crescer neste segmento de moda”, comentou. O comprador, que viajou por 24h para estar na rodada, avaliou os produtos encontrados em Brusque como diferenciados, comparados a outros países do mundo. “Aqui a qualidade dos tecidos é muito superior aos produtos que já temos no nosso país. Há muitas possibilidades de fechar negócios por aqui, já que queremos desenvolver o segmento de moda na Costa Rica, com produtos brasileiros”, pontua.

Da mesma forma, a equatoriana Katty Salas Guaiakuit também esteve pela primeira vez na Pronegócio e aproveitou a oportunidade para fazer bons negócios na rodada e garantir peças para suas 243 lojas em 110 cidades do Equador e do Uruguai. “O evento é uma forma muito prática, em poder escolher os produtos no showroom e negociar com quem realmente interessa, otimiza muito e supre as nossas necessidades. Há muita variedade de produtos, com tipos de tecidos tecnológicos, e de boa qualidade. Espero poder vir mais vezes e levar os negócios daqui para o Equador”, enfatizou.

Oportunidades

Assim como os bons resultados da 58ª Pronegócio, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner avaliou de forma muito positiva a rodada internacional. “A AmpeBr sempre teve a preocupação em promover oportunidades de negócios a seus associados e a possibilidade de exportação sempre faz parte do histórico da entidade, que já teve centro de distribuição em Moçambique, ações nos Estados Unidos, na América Latina, e até uma marca própria, a Alegoria Brasil. Ou seja: sempre buscamos ter um canal de exportação, e desde 2018, por meio da parceria com o Sebrae e a Father conseguimos isso, em dar esse suporte para as empresas fornecedoras e compradoras. Nesta edição da rodada, em especial, tivemos lojistas com grande potencial de compra, e muitos fabricantes interessados em exportar seus produtos. E ficamos muito felizes com esse resultado, pois isso mostra que a AmpeBr continua cumprindo seu papel, oferecendo oportunidades de crescimento para seus associados e demais empresas de Santa Catarina”, considerou.

A diretora Executiva da Father Estratégias Internacionais, Sheila Pereira destaca que há quatro anos o projeto de parceria com a AmpeBr e o Sebrae/SC tem fortalecido o segmento da exportação e mostrado aos confeccionistas locais que é possível vender produtos novamente para outros países. “Nesta rodada percebemos que os fabricantes entenderam melhor que a logística do mercado internacional é diferente da do Brasil, que há um tempo maior para a negociação a médio e longo prazo, já que as vendas geralmente acontecem pós rodada. Então, tivemos 62 negociações que precisam ser amadurecidas ainda, com empresas grandes, de redes de lojas, onde serão acertadas as formas de pagamento, entrega e necessidade de adaptação dos produtos. E no geral tivemos uma avaliação muito positiva dos compradores, que encontraram aqui produtos diferenciados, com qualidade, em comparação a produtos de outros países”, destacou.

Parceiro da realização das edições da Pronegócio desde o início, o Sebrae/SC também se tornou um parceiro estratégico nas ações da AmpeBr em prol da internacionalização. “A Pronegócio tinha a parceria com a Father e nos últimos anos intensificamos em conjunto e melhoramos essa parceria, em especial nesta edição da rodada, para trazermos compradores internacionais, além de prepararmos as empresas. Precisamos aumentar a competitividade das empresas catarinenses, e quando um negócio participa de uma iniciativa como essa, ele já está se aperfeiçoando. E o Sebrae está à disposição nessa parceria, para preparar as empresas e engajá-las nesse processo de exportação, já que quanto mais empresas participarem melhor para que os compradores internacionais venham e, assim, todos ganham”, comenta Filipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sabrae/SC.

59ª Edição

Com o encerramento da 58ª Pronegócio a AmpeBr agora inicia os preparativos para a 59ª edição do evento que terá a coleção Alto Verão 2022/2023. A rodada está confirmada para os dias 22 a 26 de agosto, também no Pavilhão da Fenarreco.

Próximas rodadas

As perspectivas são de que na 59ª Pronegócio, também seja realizada mais uma edição da rodada internacional. “Temos alguns projetos para as próximas edições, com apoio do Sebrae/SC, para que possamos ter um circuito, uma jornada internacional na região. E estamos abertos para as empresas que tenham interesse em exportar seus produtos e conhecer mais as possibilidades de internacionalização”, acrescenta Sheila. Empresas interessadas em participar do processo de exportação podem obter mais informações, em: https://forms.office.com/r/LajZWph6hG .

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow