No caloroso sábado de 21 de dezembro mais de cem flamenguistas se reuniram no Ponto Fla para acompanhar a decisão do mundial. Pais e filhos assistiram pela televisão a disputa no estádio Khalifa, em Doha, no Catar. Todos com esperança do bicampeonato e recordando a final do mundial em 1981, quando o rubro-negro saiu vencedor justamente contra o Liverpool.
“Era três horas da manhã quando fomos campeão em cima do Liperpool e nós jogando com a camisa branca, como hoje”, lembrou o flamenguista Altino Gilmar Barth, 60 anos. A camiseta que usava em 1981 foi em 2019 vestida pelo filho de 22 anos. “Ele está usando. Foi um presente da minha filha com meu nome atrás”. O episódio que marcou a trajetória do time é lembrado por meio da música: “Em dezembro de 81/Botou os ingleses na roda/3 a 0 no Liverpool/Ficou marcado na história”.
Não se sabe ao certo o número de flamenguistas em Guabiruba, mas são muitos os torcedores do time carioca. No final de 2019, com a participação do rubro-negro no mundial, várias bandeiras estiveram penduradas em sacadas e janelas de residências pela cidade. Foi em dezembro também que inaugurou o Ponto Fla, no bairro Imigrantes, próximo à rótula do Maibaum. O local é o novo reduto dos flamenguistas.
Conforme o presidente do Ponto Fla, Darci Martins, um grupo de amigos se reuniu no início de 2012 e organizava pontos de encontros principalmente para assistir as partidas juntos. Em 2015, por meio das redes sociais facilitou a comunicação entre os torcedores e, em 2019, foi construído o Ponto Fla.
“Guabiruba é Flamengo. A maioria é Flamengo. Têm outros clubes, torcidas rivais, mas o Flamengo é avassalador aqui”, afirma Martins. “Esse ano foi arrepiante. O time desenvolveu bem no início dos campeonatos”, complementa ele, que tem toda a família torcedora do time.
Ainda durante a partida, vibração e silêncio em dois momentos cruciais. Vibração quando nos acréscimos o árbitro apitou pênalti de Rafinha em Mané, mas o VAR foi acionado e após verificação, a marcação foi anulada. A comemoração foi imensa, como se o próprio Fla tivesse feito um Gol. Já o silêncio chegou aos oito minutos da prorrogação com o gol de Roberto Firmino, brasileiro, num contra-ataque fatal do Liperpool.
Apesar da tristeza pela derrota por 1 x 0 na prorrogação, os torcedores cantaram o hino no final da partida e aplaudiram a equipe pela conquista do vice-campeonato do Mundial de Clubes da FIFA. “Campeonato Carioca, Brasileiro e Libertadores e nós pegamos um time bom da Europa. Estou muito contente pelo desempenho, raça, gostei muito do tipo de jogo que fizeram”, disse ao final da partida o torcedor Eduardo Schlindwein.