A reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, presentou o poder legislativo de Guabiruba com uma réplica do retrato do Barão Maximilian von Schneeburg. O ato ocorreu durante o evento de divulgação da imagem inédita do fundador da Colônia de Itajaí-Brusque, promovido na noite desta quinta-feira (27), na Casa de Brusque.
A solenidade marcada pela divulgação do retrato localizado no Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, contou com a presença de autoridades de Brusque e Guabiruba. Na oportunidade, a reitora entregou a réplica à vereadora Rosita Kohler, presidente da Câmara de Vereadores de Guabiruba, que fixará a imagem em local de destaque da casa. A réplica foi financiada pela própria reitora.
“Guabiruba é fruto de Brusque, e poder presentear o povo guabirubense com o retrato do nosso fundador, nos aproxima ainda mais de nossas origens. A UNIFEBE se orgulha em compartilhar esse importante momento de nossa história”, enfatiza.
Outra cópia da imagem também foi entregue ao representante da Câmara de Vereadores de Brusque e professor da UNIFEBE, Gerson Luis Morelli. O presente ao legislativo brusquense foi oferecido pelo professor da instituição, Ricardo José Engel.
Além das Câmaras de Vereadores, as prefeituras de Brusque, Guabiruba, e o Fórum da Comarca de Brusque também foram presenteados com o retrato do Barão, dessa vez entregue pela Casa de Brusque e financiados por outros apoiadores.
Notícias de Vicente Só
Durante o lançamento, a Casa de Brusque lançou o anuário Notícias de Vicente Só, que destaca a descoberta da imagem de Barão de Schneeburg, capa dessa edição.
A obra de 2019 contempla o artigo escrito pela reitora da UNIFEBE, “A saga de um povo: 150 anos de imigração polaca no Brasil (1869-2019)”, texto em homenagem ao sesquicentenário da imigração polonesa em nosso país.