A direção da Escola Carlos Maffezzolli recebeu a reportagem do Jornal Guabiruba Zeitung nesta segunda-feira (21). De acordo com o diretor-geral Willian Soares e a diretora-adjunta Joseane Conink, toda a situação envolvendo as salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental foi resolvida.

“Já no primeiro dia de aula nós explicamos todo o processo para os alunos. Infelizmente, após os três dias que eles ficaram em casa não conseguimos concluir a obra, pois dependemos de terceiros, mas estávamos todos empenhados para isso. Quando eles retornaram, a sala que seria mais apropriada para o nono ano, por metragem quadrada, ainda não estava pronta, mas naquela semana seriam sanadas todas as instalações incompletas, tanto é que hoje já está tudo resolvido: as divisórias estão montadas, a lousa digital instalada, ar condicionado instalado e funcionando, cortinas. Enfim, tudo que foi explicado aos alunos no início do ano letivo”, detalha o diretor, que diz ter se surpreendido com a publicação do jornal, já que todo o processo foi realizado de forma transparente entre a escola e os estudantes.

- Publicidade i -

“Eu mesmo fui até as salas e expliquei toda a situação. Estamos sempre à disposição das famílias, mas não recebemos a visita de nenhuma naquele momento. Nós estamos aqui para desenvolver um trabalho em parceria”, emenda Willian. 

De acordo com o diretor, as salas de aula construídas nos espaços onde eram a Biblioteca e a Informática agora estão finalizadas e atendem os alunos da Educação Infantil. “O nono ano está na sala ao lado e o segundo e terceiro ano, dos anos Iniciais nas novas salas de aula. Fizemos esta migração, pois são turmas menores e a professora regente que fica a maior parte do tempo com eles consegue ter mais controle em relação ao barulho. Se for feita uma atividade com mais som, ela procura espaços alternativos: palco, mesas, espaço da brita, entre outros”, conta. 

Conforme Willian, as divisórias até o teto nas salas foram instaladas na sexta-feira (18). “Era só os alunos terem um pouco de paciência, pois tudo foi solucionado. A colocação do nono ano nas novas salas foi um teste que fizemos e não deu certo. As coisas na vida são assim, temos que errar para aprender que podemos melhorar. Agora, eles já estão em uma sala que pensamos ser melhor para eles, assim como as turmas dos anos iniciais que estão muito contentes no espaço, que ficaram grandes, arejados e iluminados”, completa. 

Já os livros e computadores da Biblioteca e Sala de Informática estão sendo realocados em outros espaços. “Em uma escola grande como a nossa não podemos pensar em anular espaços deste tipo. O laboratório ficou no térreo e a Biblioteca em um espaço em cima. Estamos concluindo a instalação”, conta. 

Reforma do Ensino Médio 

A diretora-adjunta conta que no final do ano passado a direção foi informada pelo Estado que haveria a reforma no Ensino Médio e que precisariam de mais salas de aula na escola. A estrutura da unidade de ensino é utilizada de forma compartilhada entre Estado e Município e já não comporta mais o crescente número de estudantes. 

 “Como o município tem uma grande demanda de alunos, nós ficamos em um impasse. Foi então que surgiu a ideia de transformar a Biblioteca e a Informática em salas. Em janeiro nós não paramos, quase não tivemos férias. Tivemos reunião com a Secretaria de Educação e a Gerência de Educação do Estado. Como o Estado não tinha como realizar a obra, o município se encarregou de toda essa parte. O problema é que o processo desde a licitação até a finalização da obra é moroso”, detalha Joseane. 

Segundo ela, logo no primeiro dia de aula a direção já percebeu que a sala escolhida para o nono ano não comportava os alunos. “Acabou dando essa polêmica toda, mas as salas nunca estiveram em situação deplorável como foi dito. No final, definimos com os alunos por outra sala. Só o ar condicionado que está em manutenção neste momento, mas logo estará funcionando normalmente”, explica. 

Atual sala do nono ano

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow