Grazielle Guimarães
Na última quinta-feira, 17, a academia Rilion Gracie Brusque promoveu um seminário de Jiu-jitsu com a presença do mestre Rocian Gracie Jr. atualmente faixa preta 5° grau e desenvolvedor de um método específico da arte marcial, que leva seu nome e visa apresentar o esporte de forma mais clara para alunos e professores, alicerçando o Jiu-Jitsu como arte marcial, esporte, filosofia e estilo de vida.
Durante coletiva de imprensa, Rocian falou sobre a importância da arte marcial, bem como o poder de transformação na vida das pessoas, ensinando o respeito e auto estima. “A primeira lição que o esportista aprende no tatame é ‘sempre que você entrar no tatame você cumprimenta abaixando a cabeça, o que significa; Eu me respeito e respeito meus companheiros. No tatame nunca falamos palavrão, não colocamos apelidos negativos, então o atleta começa a desenvolver mais segurança, respeitando a si mesmo e ao próximo”, salientou.
Outro ponto forte da arte marcial evidenciada pelo mestre é a democracia dos treinos, necessitando o desenvolvimento de técnica e não de força. “No jiu-jitsu você aprende a trabalhar com a alavanca, então, no caso das crianças especificamente, o que em muitos outros esportes pode fazer com que elas fiquem desmotivadas, por ter menos força, no jiu-jitsu o mais importante é a técnica. Trabalhamos também o respeito, atuando de forma dinâmica e divertida. É uma arte marcial que você não consegue praticar pensando em outra coisa, quando você pratica o jiu-jitsu você acaba se divertindo e saindo muito mais leve, o tempo passa rápido, isso ajuda em tudo, tanto física quanto psicologicamente”, salientou.
Para Renan Gutin, proprietário da academia, a presença de Rocian Gracie é motivo de honra e alegria. “Para nós representa muito ter o nosso mestre aqui, o criador do método que a gente usa, para os nossos alunos é como se eles estivessem bebendo direto da fonte, porque é o que nós usamos no dia a dia e ele é o criador, então é algo inexplicável. Esse seminário é só direcionado para nossos alunos o que mostra a força da nossa escola tendo aproximadamente 80 pessoas no tatame sendo 90% nossos alunos”, afirmou Gutin.
A academia conta com estudantes de Guabiruba, muitos deles da Polícia Militar como o sargento Weverton Brandão e também atletas destaques como Samuel dos Santos, que venceu diversos campeonatos da região, dentre eles como campeão absoluto do Circuito Catarinense Stance.