De 24 de abril a 7 de maio, uma comitiva de Guabiruba esteve em Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha, onde cumpriu agenda pelo projeto 50 Parcerias pelo Clima.
A programação contou com eventos na Câmara Municipal e Prefeitura, visitas a escolas infantis e juvenis, ao estaleiro do local, a empresa de águas residuais, a florestas (parques), estação de ônibus, companhia de energia, empresa de gestão de resíduos e Arena climática, entre outras.
Os guabirubenses também participaram de workshops e palestras com os temas: “O papel do Conselho Municipal no alcance das metas de mudanças climáticas”, “O papel das médias empresas na meta de proteção do clima e como os tomadores de decisão podem ter um impacto positivo”, “A bicicleta como contributo ativo para a proteção do clima”, “Mobilidade sustentável – criando alternativas ao carro”, entre outros.
A comitiva foi formada pelo prefeito Valmir Zirke, pela primeira-dama Wiliane Zirke, pela secretária de Meio Ambiente Bruna Ebele, pelo fiscal de Obras, Postura e Meio Ambiente Edemar Kaust e pela superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein.
A volta ao Brasil foi no domingo (8), quando o prefeito participou de um almoço em comemoração ao dia das mães.
Avaliação
Para Zirke, que estava um pouco reticente com a viagem, a programação foi encantadora. “Foi algo que eu não imaginava, pois de início não fazia tanto gosto de ir para lá. Estava bastante apreensivo, mas agora na volta não sinto cansaço. Tanto que mal cheguei de viagem, às 11 horas, e deu tempo de ir ao no clube 10 de Junho, no almoço com minha mãe. Vi tanta inovação na Alemanha, claro que nem tudo que lá tem eu vou conseguir implantar aqui, mas são coisas tão pequenininhas, com um custo tão baixo, que chamando a comunidade podemos mudar o jeito de fazer algumas coisas para uma forma mais prática e sem custo nenhum”, destaca.
O prefeito cita, por exemplo, a forma de retirar o mato entre o paver utilizada na Alemanha. “Vi o trabalho em uma rotatória e pedi para parar o ônibus. Em vez de passar veneno, como nós fizemos aqui, eles queimam o capim para não agredir o meio ambiente. Também me chamou atenção os pontos de ônibus, com placas solares e possibilidade de carregar o celular”, conta.
Programação de Natal
Uma programação simultânea de Natal foi programada pelos representantes públicos de Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard, para o dia 6 de dezembro. “Eles querem fazer a decoração que Guabiruba faz. Claro, eles fazem em tamanhos menores, nós vamos fazer uma transmissão ao vivo, em que eles vão cantar uma música de Natal, mas em português e nós vamos cantar uma música em Alemão. Depois, as duas cidades vão cantar uma música de paz em inglês. Então, temos que começar a treinar já”, adianta Zirke.
Aniversário de Guabiruba
Representantes políticos alemães vêm a Guabiruba para comemorar os 60 anos da cidade, em junho. “Neste período eu visitei várias florestas lá, aqui nós chamamos de parque. Eles vêm dia 4 de junho – o prefeito e quatro vereadores. Vão participar do aniversário da cidade e vão embora no dia 10 de junho. Já se prontificaram em ajudar algo no parque municipal que vamos fazer. Então, é pra eu passar o orçamento pra eles, inclusive vamos fazer evento dentro do parque com eles e plantar algumas árvores”, conta.
“Ter esse atendimento e essa parceria nessas duas semanas que estive lá, digo, que é algo que eu não imaginava. As famílias que estiveram aqui na minha casa, o que eu fiz em seis meses quiseram fazer num dia. Foi um acolhimento incrível e o mais importante, eu gosto de divulgar, tudo custeado por eles. O município não teve despesa nenhuma”, acrescenta.
Para o prefeito, a expectativa pelos festejos já era grande e e agora é maior. “Vai ser ainda mais especial. Eu digo que já estava bastante apreensivo com tudo que a gente quer fazer nos 60 anos da cidade, agora com a vinda deles ainda mais. Já fiz reunião com toda a comissão da festa, para alinhar os detalhes. A comitiva alemã vai participar do desfile, então providenciei mais uma carroça para eles, que realmente têm Guabiruba no coração”, descreve.
Tratamento de água
Enquanto o prefeito esteve na Alemanha, Guabiruba registrou fortes chuvas, que impactaram o abastecimento de água. “Esse é um problema sério que nós temos na nossa cidade. Tivemos a oportunidade de visitar a empresa de lá e falar em falta de água é algo que não existe. Realmente, nós temos que pensar e vou chamar a Guabiruba Saneamento para que eles façam uma visita lá e que comecem buscar novas soluções. Claro, que requer investimento, mas tem que começar, pois essa coisa de chover e não ter água ou ter água suja na torneira não acontece na Alemanha”, detalha.
Problema de saúde
“Teve um momento lá que me deu um problema de saúde e eu fui atendido em uma clínica particular. O prefeito me levou todo dia nessa clínica, sem custo nenhum. Então, eu só tenho a agradecer! Me deu um fungo e passei mal, passei uma noite com muita dor. De manhã, comentei com o prefeito, que logo se prontificou com o médico da família dele. Me senti em casa. Eu comentei isso com a minha esposa, a gente teve um momento na casa dos Riffel, e parecia que eu estava em Guabiruba, na casa de alguém tomando café” revela.
Pontos de ônibus
“Karlsdorf são duas cidades que se juntaram e tem 10 mil habitantes. Nós temos 25 mil e precisamos de muito mais pontos de ônibus do que eles. Nós vamos começar fazendo em um bairro e no centro. Daqui a pouco chamar as empresas para auxiliar também e patrocinar para possamos começar a implantar na nossa cidade também pontos de ônibus com placas solares e possibilidade de carregar equipamentos eletrônicos”, ressalta.
Valorização das pessoas
“Me chamou atenção, que o local que a gente visitava, como a prefeitura ou uma creche, mais tarde as pessoas que nos passavam a informação almoçavam ou jantavam conosco. Realmente são coisas pequenas, mas, que às vezes, a gente sempre leva as mesmas pessoas e acaba esquecendo aqueles que durante o dia tiveram conosco. Isso que vamos fazer quando a comitiva alemã estiver aqui uma semana. Só tenho a agradecer. A palavra para definir a viagem, sem dúvida é gratidão!”, finaliza.
De volta à prefeitura
O prefeito foi recebido com festa na prefeitura e avaliou a gestão do vice Cledson Kormann. “Eu sou alguém que quando vou em algum lugar não consigo desligar e pode ter certeza que na minha a viagem eu estava muito tranquilo, porque sabia que Guabiruba estava em boas mãos. Nós somos um único governo”, frisa.
Da mesma forma, Cledson também falou com tranquilidade de seu período como Chefe do Executivo. “É uma responsabilidade grande e foi a minha primeira vez assumindo a administração interina do município, sem a presença do Zirke por perto. Claro hoje a gente tem essa facilidade de comunicação pelo Whatsapp, então a gente falava todos os dias. Foram duas semanas intensas e teve também a viagem para Brasília, na Marcha em defesa dos municípios, que também foi minha primeira participação, mas correu tudo bem”, avalia. “Muito obrigado ao Zirke e principalmente a toda população. Espero ter atendido a expectativa”, conclui.