A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Guabiruba aconteceu na última terça-feira (4), com grande presença de público, marcando oficialmente o início dos trabalhos da atual legislatura.
O Presidente da Câmara, Alexandre Pereira (PP), abriu a sessão cumprimentando os novos vereadores, eleitos no último pleito, bem como as autoridades, representantes da sociedade civil e público presentes no plenário.
Após a leitura do expediente do dia, o prefeito Valmir Zirke (PP) foi o primeiro a fazer o uso da palavra. Em seu discurso, Zirke falou sobre o início do ano do executivo, com destaque para os pedidos de instalação de lombadas em alguns locais da cidade. “Dizer que estamos abertos para trabalhar em conjunto, mas muitas vezes nós temos que fazer o papel de vereador, e não de engenheiro ou de secretário. Recebi alguns áudios, de vereador dizendo que o prefeito não quer fazer [as lombadas]. Então, nós temos que tomar cuidado, alguns vereadores que estão na primeira legislatura, de falar as coisas ou usar o nome do prefeito, num momento que nunca disse isso. Quando falamos em lombada, existe um critério, que é creche, posto de saúde, e na entrada da cidade temos que tomar um cuidado, pois senão, abre um precedente que ninguém mais segura. Cada um deve ter uns dez pedidos de lombada e a gente não pode encher a cidade de lombada”, explica o prefeito.
Ele finalizou convidando os vereadores a procurar o executivo. “Nos procurem. A vontade de vocês é a vontade da administração municipal, de fazer o melhor por essa cidade”, ressalta.
Em seguida, os nove vereadores fizeram o uso da palavra, trazendo seus agradecimentos aos amigos e familiares, que participaram de suas respectivas campanhas. Eles também se apresentaram para o público presente e abordaram assuntos relevantes para a comunidade guabirubense no início deste ano, como melhorias na pavimentação de ruas, instalação de lombadas e faixas de pedestres, além da limpeza e manutenção das vias da cidade.
Homenagens
Foi aprovada por uninimidade, uma Moção de Pesar em homenagem ao ex-prefeito Guido Antônio Kormann, que faleceu no dia 10 de janeiro, aos 82 anos.
Guido Kormann iniciou sua trajetória política em Guabiruba como vice-prefeito, ao lado do então Prefeito João Baron, de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983. Posteriormente, foi eleito prefeito, ocupando o cargo por dois mandatos: o primeiro de 1º de fevereiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988, e o segundo de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004. Sua dedicação e trabalho marcaram a história do município e o desenvolvimento de Guabiruba, deixando um legado significativo para as futuras gerações.
Também por unanimidade, foi aprovada uma Moção de Congratulações em homenagem à empresa Tecebem, pelos 35 anos de história.
Falta de água
A frequente falta de água em algumas localidades do município foi um dos destaques da sessão.
Eduarda Schweigert (MDB) destacou a falta de água frequente na rua Expedicionário Germano Schlindwein, no bairro Guabiruba Sul. “Deixei uma indicação aqui para que a gente possa ter uma reunião com eles [Guabiruba Saneamento]. Nós temos ruas que, independente se chove ou se não chove, elas não têm água”, destaca a vereadora.
Da mesma forma, o vereador Osmar Vicentini Filho (PL), trouxe o assunto ao plenário. “Estou recebendo bastante reclamações sobre a falta de água. Quem tem criança em casa, ficar dois, três dias sem água, como me passaram, acho que é complicado. Então gostaria de uma reunião ou um esclarecimento da Guabiruba Saneamento, do porquê de isso estar acontecendo, para tentar procurar uma solução. Porque sempre que chove, a comunidade do Lageado Baixo sempre é afetada e eles sempre ficam sem água”, comenta.
Descarte irregular
De acordo com denúncias feitas por moradores, um terreno localizado no Lageado Baixo está recebendo descarte irregular de lixo, mais precisamente restos de material têxtil.
O vereador Alfred Nagel Neto (MDB), falou sobre o acontecido. “Nós tivemos uma situação bastante chata no Lageado Baixo. Fomos eu e a vereadora [Eduarda Schweigert (MDB)] para averiguar, e estamos de olho, precisamos de providências e que isso não aconteça mais, de forma alguma. E eu gostaria de convidar para a próxima sessão, o Secretário do Meio Ambiente, para que ele venha a esta tribuna prestar maiores esclarecimentos”, destaca.
Pelznickel
A Câmara aprovou, por unanimidade e em regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinário 4/2025, de autoria do Poder Executivo, que concede à Sociedade do Pelznickel o direito real de uso de uma área pública. Com a aprovação do projeto, a Sociedade do Pelznickel recebe da Prefeitura a concessão de uma área de 9.814 m², localizada no Parque Municipal Vereador Érico Vicentini. O espaço será destinado à realização de atividades culturais voltadas à preservação, divulgação e celebração da tradição do Pelznickel, símbolo da cultura germânica presente na identidade de Guabiruba.
Para o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, a aprovação foi um passo importante para a história da entidade e para a preservação da cultura. “Foi uma noite memorável. Estamos muito felizes com a aprovação desta Lei, que é um reconhecimento pelo trabalho que a Sociedade fez e faz ao longo dos anos. É um presente, pois neste ano comemoramos 20 anos de fundação”, comemora.
Segundo ele, a 13ª edição da Pelznickelplatz, em dezembro, já será realizada no Parque Municipal, o que representa um marco para a entidade e para toda a comunidade que valoriza a tradição. “Agradecemos imensamente ao prefeito Valmir Zirke e aos vereadores pela aprovação deste projeto. Com a concessão do espaço, temos a oportunidade de estruturar um local definitivo para as atividades da entidade, garantindo que essa tradição tão importante continue sendo transmitida às futuras gerações”, explica.
O presidente da Câmara, Alexandre Pereira (PP), ressaltou que o trabalho realizado pela entidade leva a cultura do município não só no estado de Santa Catarina, mas para todo o país. “É um momento muito marcante onde esta Casa aprova esse projeto que deverá ceder espaço para que a Sociedade do Pelznickel possa construir e encantar ainda mais pessoas. Ficamos muito felizes e honrados com a presença de vocês em grande número na sessão. A entidade agora terá um espaço mais amplo para receber os turistas que visitam a nossa cidade. Contem sempre com esta casa Legislativa”, declara.