Crédito Foto: Grazielle Guimarães

“Sobre a minha exoneração, ficou claro que foi uma questão política, não administrativa. É ano eleitoral, eu não estava filiado em nenhum partido político em Brusque e com isso a administração, não todos, algumas pessoas, sentiram que precisariam colocar alguma pessoa política no lugar, porque eles precisam de força política nas cadeiras principais e eu estava em uma cadeira principal”, afirma o guabirubense e ex-diretor geral da Secretaria de Turismo de Brusque, Sidnei Demate.

Como noticiado pelo Zeitung na semana passada, Demate foi exonerado no dia 26 de fevereiro, um dia antes de completar um ano à frente do turismo de Brusque. Em seu lugar, assumiu Sérgio Higino Kunitz.

Na ocasião, o secretário interino de Governo e Gestão Estratégica, André Vechi, afirmou que o governo estava revendo algumas ações estratégicas no turismo e esporte da cidade. “Dentro disso, identificamos perfis mais engajados com o tipo de gestão que queremos fazer”, justificou Vechi. 

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O guabirubense, porém, tem convicção de que não foi isso. “Não foi em relação ao meu trabalho, pois ele estava sendo feito com toda a lisura possível, com toda a intensidade. Procuramos endireitar toda a administração do turismo durante esse um ano. A Fenarreco do ano passado, que tanto eles falaram que foi por causa disso que eu saí, na verdade foi porque numa reunião de grupo gestor não aceitaram, de primeiro momento, as minhas mudanças e com isso estava escrito que daria prejuízo. Mas não foi por causa disso”, destaca.

Dematé vem trabalhando no serviço público há quase oito anos. Em 2013, foi convidado a integrar a equipe do Governo Municipal de Matias e Zirke. Passou por funções na Fundação Cultural e foi diretor de Turismo de Guabiruba. Quando saiu, em 2017, assumiu a secretaria executiva do Vale dos Teares Convention e Visitors Bureau, em Brusque. Também integrou e ainda faz parte da Associação Visite Guabiruba (Avigua).

Questionado se vai retornar ao serviço público ou se pretende concorrer às eleições de 2020, o guabirubense afirma que irá trabalhar na área de eventos. “A questão de eu ser candidato, se meu primo não for, eu coloco o meu nome à disposição. A gente está focando nele”, declara, referindo-se ao primo Adelirio Demate, conhecido como Ico.

Ações no turismo de Brusque

Em entrevista ao Zeitung, Demate enfatizou seus trabalhos à frente da diretoria de Turismo de Brusque. Mencionou a implantação do Programa Cidade Empreendedora, que, segundo ele, organiza uma administração pública. “Conseguimos implantar por causa do Plano Municipal de Turismo. Fazia mais de dez anos que não se tinha o Plano Municipal de Turismo atualizado e uma cidade sem um plano, sem um norte, não tem como o desenvolvimento do turismo crescer. Fica à deriva. Qualquer coisa que se faça não tem uma identidade”, evidenciou. “Fizemos a parceria com o Sebrae e hoje o plano está finalizando para virar lei. Foram feitos os dois seminários, os grupos de trabalho e as ações estão sendo encaminhadas pelo Google Docs pelos que estiveram nos dois seminários. Assim, é possível montar um plano realmente viável para Brusque e que não vá morrer numa troca de gestão”, complementou.

Outro ponto destacado por Demate foi a Fenarreco. “Neste ano está praticamente pronta. Só falta abrir algumas licitações, fazer os tramites da administração pública que faltam. Mas a organização está pronta. O Ademir Moraes está com todos os chamamentos em mãos. Agora tem que ver se o novo diretor e o secretário da pasta vão aceitaras mudanças sugeridas”, disse. Segundo ele, as alterações referem-se ao valor da entrada na abertura da festa, que seria R$ 10 e o estacionamento R$ 10 e chamamentos públicos para Food Truck, feiras comerciais e camarotes.” Um modelo que deu certo. Onde as empresas se cadastram e participam da proposta e a melhor proposta vence e ela que administra o espaço. O parque de diversões seria algo parecido com chamamento também, mas é um edital de licitação. A cervejaria seria em três lotes, mas dessa vez iriamos ter um somente para a artesanal que estão em um raio de 35 a 40 km”, frisou ele, pontuando ainda a modernização na bilheteria e financeiro, que seria feita nos moldes da Oktoberfest, chamamento público para patrocinadores e para divulgação.

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