Em uma região fortemente industrial, Guabiruba se destaca economicamente pela indústria têxtil. Atualmente, o município registra mais de 300 empresas do ramo, desde a criação de fios, malhas e roupas prontas, que são ofertadas para todo o Brasil. Por ser a principal fonte de renda do município, a gestão pública vê esse setor como um novo potencial para o turismo de compras e negócios.
Através de dados levantados pela empresa Raízes do Brasil, contratada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale Itajaí, CIMVI, foi constatado o potencial turístico e econômico que possuem as fábricas têxteis com lojas de atendimento ao público. A partir desse levantamento no Conselho Municipal de Turismo em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo veio desenvolvendo maneiras de aproximar o setor têxtil das organizações turísticas no município.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrei Müller, Guabiruba é reconhecida em fabricação têxtil, por isso, a cidade recebe cada vez mais o turismo de negócios e compras, seja para conhecer as empresas acerca dos procedimentos de fabricação do vestuário ou para realizar compras, uma vez que as empresas oferecem seus produtos no varejo e atacado a um preço abaixo do mercado. “Com o aumento do número de visitantes na cidade, a Secretaria de Turismo decidiu iniciar o desenvolvimento desse potencial atrativo”. O secretário afirma ainda que o intuito é aumentar a diversidade de produtos turísticos da cidade através da indústria têxtil e suas lojas de fábrica.
Por isso, a Secretaria de Turismo também abriu a oportunidade de cadastro das empresas para o site municipal de turismo. Além da indústria têxtil, empresas e estabelecimentos de apoio ao turismo como bares, restaurantes, padarias, postos de gasolina, farmácias, entre outros, também podem se cadastrar via acesso ao link no site da Prefeitura de Guabiruba. “Esta é uma maneira de apoio aos empreendimentos. Desta forma as pessoas que acessarem o Portal Municipal de Turismo podem chegar até o estabelecimento por meio dele”.