Mesmo com a grande quantidade de chuvas até o momento, o secretário de Obras e Serviços Públicos de Guabiruba, Jair Antônio Brambila, considera que a situação ainda é tranquila na cidade, em comparação a outros municípios do Estado.
“Estamos com algumas situações de ameaças, como por exemplo, riscos de desmoronamentos. Nossa equipe está na rua dando assistência para as pessoas, analisando as situações e orientando sobre possíveis deslizamentos de qual procedimento a ser tomado. Temos árvores que caíram no rio. Enfim, estamos orientando nesta linha, para se houver algum dano maior as pessoas saberem o que fazer. Por enquanto, considero tranquila a situação apesar do volume de chuvas que tivemos e continuamos tendo”, ressalta.
De acordo com ele, a rua Lorena, no bairro São Pedro, foi um dos locais mais atingidos. “Realizamos lá um trabalho de desobstrução da via com equipamento. A rua ficou interditada pela queda da barreira, que levou também a rede elétrica. O pessoal daquela região ficou sem energia durante todo o dia”, detalha.
Rua Alberto Habitzreuter e ponte na Vicente Scharf
Moradores da rua Alberto Habitzreuter, no bairro Aymoré, entraram em contato o Zeitung, demonstrando preocupação com a situação das chuvas. “Nossa rua está indo embora”, afirmam.
Questionado sobre a situação, o secretário informou que não recebeu notícia de problemas no local.
Com relação a situação da ponte na rua Vicente Scharf, no centro, cujos moradores chamaram atenção na última semana para a erosão do solo, que ocorre próxima a cabeceira (veja matéria aqui), Brambila informa que no momento não tem o que fazer no local.
“Estamos com outras situações de prioridade. Lá o problema de desmoronamento é do próprio terreno de uma casa, mas sem nenhum risco para a ponte ou para a via pública”, frisa.
Resumo das ocorrências
No bairro Imigrantes, Rua Nicolau Fischer, uma pedra, de aproximadamente uma tonelada, obstruiu a via, mas já foi retirada pela Secretaria de Obras.
No bairro Pomerânia, estrada geral do Gaspar Alto, houve um pequeno deslizamento e obstrução de via, do qual a Secretaria de Obras também já resolveu.
Agora pela manhã, o gestor e servidores do Obras e Defesa Civil estão verificando na cidade se existem mais ocorrências, ou locais em situação de risco.
Veja vídeo da Alberto Habitzreuter