Durante esta semana, de 24 a 29 de junho, as escolas de Guabiruba sediam as atividades da 6ª edição da Semana da Saúde Bucal. O programa tem o objetivo de ensinar e auxiliar as crianças a escovarem os dentes da melhor maneira, prevenindo futuras complicações bucais.
São participantes os 284 alunos dos segundos anos, matutinos e vespertinos, de todas as escolas do município. Durante as atividades, as crianças recebem um kit com uma escova de dente, um creme e um fio dental.
A Escola Municipal Professor Carlos Maffezzolli foi a instituição que estreou as atividades neste ano. O dentista participante do projeto, Carlos Werwiebe, conta que o método utilizado é aliar teoria e prática. “Explicamos a teoria em sala de aula, como elas devem escovar os seus dentes da melhor forma. Depois, a gente sai do ambiente da sala e elas escovam os dentes, põem em prática os conhecimentos adquiridos, sempre de acordo e mostrando aprovação”.
A diretora da escola, Josiane Conink, ressalta a importância da atividade. “Um programa como este é importante para ensinar sobre a saúde dos dentes. Existem muitas crianças que não frequentam o dentista. É importante elas terem esse contato desde novinhas para saber que é indispensável a escovação, passar o fio dental e visitar o dentista, porque muitas não têm esse conhecimento”.
A aluna do segundo ano, Carol Gonçalves, de 7 anos considera legal e importante a atividade. “Aprendemos como ter saúde na boca. De agora em diante vou escovar melhor os meus dentes”, diz.
A Semana da Saúde Bucal faz parte do Programa Saúde nas Escolas (PSE), que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde.