O segundo entrevistado da Série de Entrevistas com os vereadores de primeiro mandato da Câmara de Guabiruba é Jair Francisco Kohler. Casado com Vitória Bornhausen Kohler, ele tem 55 anos e foi eleito para o Legislativo com 756 votos pelo PP. 

Anteriormente, já foram entrevistados, logos após as eleições, os vereadores mais votados Alexandre Pereira, o Xande (PP), e Maria Simone Fischer (MDB). Agora o primeiro entrevistado da nova série foi Ricardo José Schlindwein (PP). 

Jornal Guabiruba Zeitung? Como surgiu a ideia de concorrer a um cargo no Legislativo?
Jair Franscisco Kohler: Não estava preparado, recebi o convite em cima da hora. Graças a Deus, familiares e amigos votaram em mim e deu tudo certo.

- Publicidade i -

JGZ: Como está sendo os primeiros meses de mandato?
JFK: Muito proveitoso. É uma grande satisfação representar o povo de Guabiruba na Câmara. Temos uma relação muito boa tanto com a situação quanto com a oposição, trabalhando juntos em prol do município, tanto é que todos os projetos foram aprovados por unanimidade até o momento.

JGZ: Quais são suas ações de destaque nestes primeiros meses?
JFK: É um ano difícil, que já começou com aquela tragédia (chuvas e alagamentos) no Lageado. Então, foram dois meses com a Secretaria de Obras totalmente envolvida naquele local, o que dificultou para o atendimento de outras demandas e indicações. Mas creio que tivemos várias atendidas na Secretaria de Obras, que mesmo com um quadro reduzido e sem poder contratar durante a pandemia, sempre foi muito parceira de todos nós vereadores.

JGZ: Quais planos e projetos crê que seriam importantes?
JFK: Tenho 3 a 4 projetos que quero me dedicar para que aconteça. O primeiro deles é um Centro de Eventos para o município, o outro é buscar recursos para o Hospital, tanto de infraestrutura quanto mais médicos. O terceiro é um abatedouro, e o outro calçadas. Já levei para a Câmara uma indicação para a Beira Rio. Queremos fazer da Câmara até a Prefeitura, passando pelo fundo do Archer e com o tempo estender até o semáforo que liga ao bairro São Pedro. É uma sugestão minha que teve boa receptividade e tenho certeza que será acatada.

JGZ: Como vê a situação da covid-19 no município?
JFK: Gostaria muito de destacar a indicação da secretária Amanda Kormann. Ela já tinha experiência na administração passada e hoje, apesar da pandemia e todas as dificuldades, vem fazendo um grande trabalho, desde a vacinação aos protocolos, por isso temos um número pequeno de mortes no município.

JGZ: E sobre a segurança pública?
JFK: Temos um número muito pequeno de efetivo na cidade. Guabiruba, com quase 24.500 moradores, tem 13 policiais, enquanto Santo Amaro da Imperatriz, com 23.500 tem 45. Isso corresponde a um policial a cada 1.836 pessoas para Guabiruba, enquanto a taxa de Santo Amaro é de 1 a cada 524, por isso estamos cobrando mais efetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Queremos saber porque é tão baixo. Mesmo assim, nossa Polícia Militar tem feito um grande trabalho, através do comandante Wilke, que assumiu recentemente o cargo na cidade.

JGZ: Qual a sua avaliação do Governo Zirke até o momento?
JFK: Muito boa. A gente já o conhece das gestões passadas, Ele foi um vice-prefeito muito atuante e agora não é diferente. É uma pessoa que tem muita vontade de ver a cidade crescer e deixar o melhor para as próximas gerações.

JGZ: E sobre o trabalho do Legislativo?
JFK: Queria destacar a transparência da Câmara. Toda Câmara tem direito a 6% do orçamento do Executivo e a gente gasta apenas cerca de 2%, isso mostra transparência e cuidado com o dinheiro público. Temos uma das Câmaras mais enxutas do estado. O salário é, em geral, um dos mais baixos da região.

JGZ: O que costuma fazer quando não está no Legislativo?
JFK: Infelizmente, com a pandemia, não temos mais esse prazer, mas gosto muito de ir para o sítio ou chácara e reunir amigos. Sempre gostei muito também de eventos esportivos. Às vezes a população até cobra que “estamos sumidos”. Mas não é isso, temos que dar o exemplo.

JGZ: O que representa Guabiruba para você?
JFK: Guabiruba é minha casa. Foi aqui que nasci, cresci e estudei. Jamais troco essa cidade por nada. Fico feliz de hoje ter a oportunidade de representar essa cidade e agradeço a população que me presenteou com este sonho.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow