Moradores da rua Roberto Pollheim, no bairro Lageado Baixo, reclamam da situação da via no que se refere à infraestrutura e iluminação pública.
“A rua possui alguns postes sem iluminação e está com valetas e barro. Quando chove fica impossível transitar devido a falta de infraestrutura e saneamento”, detalha Erycles Amaral, que reside no local há vários anos.
Amaral conta que um dos postes teve a lâmpada danificada com as chuvas. “Como ninguém veio arrumar, colocamos uma lâmpada doméstica, porém também já queimou. A noite a rua parece um brejo. Isso sem falar que do meio da rua para frente tem iluminação pública e do meio para trás não somos beneficiados. Sobre a situação da rua, a prefeitura só passou a máquina, mas não toma providência de asfaltar”, ressalta o morador.
De acordo com ele, já foram realizadas reclamações com o Poder Público e realizado o encaminhamento para a Secretaria de Obras, porém a situação se arrasta há meses sem solução. “Reclamei na prefeitura meses atrás, no site também e recentemente me responderam no Instagram. Também mandei e-mail para a Câmara de Vereadores”, revela.
O que diz o Poder Público
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Antônio Brambila, não havia registro de reclamação sobre a iluminação pública da rua Roberto Pollheim. “
“Verifiquei na secretaria e não temos nenhuma solicitação dos moradores. Quando a informação é recebida aqui, ela vai para uma ficha que é passada diariamente para o pessoal da manutenção, que são os eletricistas. Então, após o questionamento de vocês (reportagem Zeitung), já passei para a ficha, para o eletricista verificar”, explica o secretário.
Ele explica que por se tratar de uma via transversal, a pavimentação da rua deve ser feita por meio do sistema de parceria. “O pessoal pode se dirigir até a secretaria de Planejamento, na Prefeitura. Eles vão solicitar um abaixo-assinado por parte dos moradores. Nesse documento as pessoas que têm interesse em participar do processo se manifestam através de uma assinatura. É formada uma liderança na rua e agendada uma reunião para tratar do assunto. Esse é o processo que precisa ser seguido em caso de interesse na pavimentação da rua. O município é parceiro sim, mas dentro desse sistema”, frisa.
O secretário afirma que a situação da via será avaliada esta semana. “Vamos verificar. Se a rua estiver com alguma avaria, o patrolamento, o areiamento e a manutenção serão feitos como sempre foi. Vamos verificar se há a necessidade, e fazer o serviço. Esta rua está com um volume grande de obras de construção civil, então é muito caminhão transitando, o que causa transtornos. Esta semana vamos verificar se há necessidade de manutenção”, completa.