Os pacientes do Hospital Imigrantes de Brusque ganharam duas visitantes muito especiais neste fim de semana. As “doutoras de quatro patas” Penny e Britney interagiram com todos neste sábado (11), ganhando sorrisos e afagos por onde passaram. A iniciativa faz parte do projeto Terapia Facilitada por Cães. Sob a gestão do Instituto Maria Schmitt – IMAS desde o início de fevereiro, a unidade de saúde já foi incluída no projeto, que também é aplicado em algumas das 30 unidades de saúde administradas pelo IMAS em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Mato Grosso.
Penny é da raça Terra Nova, e tem um ano e cinco meses. Já Britney é da raça Collie, e está com um ano e três meses. Ambas são treinadas desde a ninhada para potencializar suas habilidades terapêuticas.
“Essa é a melhor visita que podemos receber. O cachorro é um amigo sincero e depois que a gente “pega amor” não tem ser humano que substitua. Muito obrigado por essa visita”, agradeceu José Cadore Neto (81), internado no hospital desde o dia 7 de fevereiro. Ele conta que tinha uma poodle, que viveu sete anos. “Depois que a perdemos eu sofri muito e depois não quis mais”, conta.
A paciente Olga Popovitch (81) se emocionou com a chegada de Penny e Britney em seu quarto. “Gostei muito de ver vocês! Lindas e vestidas de médico. Meu sonho era ter um cão desta raça (collie). A minha é uma Schnauzer e está com o adestrador enquanto preciso ficar internada. Muito obrigada a vocês por essa surpresa”, comenta.
Verônica Maluche Loos, que acompanha o marido José Carlos Loos (Juca) durante sua internação, também adorou a visita das doutoras de quatro patas e fez questão de fazer uma foto com elas para enviar aos netos. “Achei essa iniciativa maravilhosa do hospital. É algo que transmite paz e amor. Vocês precisam continuar com esta ideia. Meu marido estava na UTI e agora está no quarto, e essa ação foi algo muito especial para nós”, destaca ela.
As pets foram acompanhadas pelos adestradores Josué Antônio e Felipe Apolinário, que durante as visitas também levam palavras de conforto e esperança aos internados. “Esses cães são selecionados ainda filhotes. Buscamos os mais dóceis, porém com temperamento firme para conseguir chegar perto das pessoas e transferir todo o amor. Realizamos diversos trabalhos com eles, para que se acostumem com o toque, com barulho e com os estímulos à volta, para que fiquem mais atentos aos pacientes. Além de auxiliar emocionalmente, as visitas dos cães também melhoram o estado clínico dos pacientes”, relata.
Antes da chegada de Penny e Britney ao hospital, todos foram preparados pela responsável pelo acolhimento no Imigrantes, Lucimara Somensi. “Ver a alegria no olhar dos pacientes hoje foi maravilhoso. A humanização, o acolhimento e bem-estar deles é muito importante, pois estão afastados de sua casa, família e animais de estimação. Falei para todos que um médico especial ia visitá-los hoje e foi uma grande surpresa”, ressalta ela, que trabalha no Imigrantes há quase quatro anos.
Para a diretora geral do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, o projeto de Terapia Facilitada por Cães demonstra o jeito de ser do Instituto Maria Schmitt. “Esse projeto é muito legal, pois o cão tem um trabalho terapêutico que nós muitas vezes nem percebemos. Nos momentos de fragilidade de alguns pacientes e também de alegria com as gestantes que têm o seu bebê conosco, é muito importante o reflexo que estas visitas trazem”, frisa.
Sábado Fácil
A iniciativa também foi uma das atrações do Sábado Fácil, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL, na Praça Barão de Schneeburg. De acordo com Fernanda, o hospital sempre participa do evento na praça com a equipe de enfermagem, para realizar o acolhimento da população, aferir pressão e falar dos serviços oferecidos. “Agora com a gestão do IMAS, que é o maior instituto de filantropia de Santa Catarina, apresentamos também o projeto de Cinoterapia para toda a comunidade. Nos próximos dias serão anunciadas outras novidades para a saúde de Brusque e região”, revela.
A pedagoga, Caroline Anjos de Araújo, participou do Sábado Fácil com a família e elogiou a iniciativa do hospital em levar serviços de saúde para a praça. “Na correria do dia a dia quase não temos tempo para nos cuidar e hoje verifiquei a pressão e a glicemia. Eu não conhecia a Terapia com Cães e achei muito legal saber como funciona”, destaca.