Apesar das chuvas persistentes que caíram neste fim de semana, o público compareceu em peso para prestigiar a 12ª Pelznickelplatz em Guabiruba (SC). Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo espaço, localizado na Rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes. A programação retorna na sexta-feira (13), a partir das 19h e segue até domingo (15), quando se encerra a temporada da casa.
O presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, avaliou como positivo o primeiro fim de semana. “Estamos extremamente felizes com o resultado. Mesmo enfrentando condições climáticas adversas, recebemos cerca de 4 mil visitantes que vieram prestigiar a tradição e se conectar com esse legado tão importante para nossa comunidade. É gratificante ver como conseguimos atrair visitantes de diversos estados e até mesmo internacionais. Isso nos dá ainda mais motivação para seguir mantendo viva essa tradição e continuar oferecendo uma experiência única para famílias e visitantes”, afirma.
Além da presença da comunidade local, muitos turistas foram até a capital catarinense do Pelznickel conhecer de perto a cultura trazida pelos imigrantes europeus em 1860. Alisson Romanio Correa e Claudia Laís Milde vieram de Rio Negrinho e ficaram surpresos com o que viram.
“Desde criança, a minha “Oma” sempre comentava que se eu fizesse coisa errada, o Pelznickel ia pegar. Mas até então eu nunca tinha visto, nunca tinha ido atrás. Até que eu conheci a tradição daqui e ficamos curiosos para ver. Valeu muito a visita, nos fez recordar dos nossos ancestrais. As senhorinhas aqui me lembram muito a minha oma, com aquele cafézinho e coisa de casa de vó”, comenta Cláudia, que é descendente de família alemã.
Para Alisson, a simplicidade e os detalhes da decoração foram os destaques da visita. “Lembra muito a casa da nossa avó e nos faz recordar outros tempos. Dá pra ver que tudo foi pensado com muito cuidado”, conta.
Os visitantes internacionais também compareceram, como é o caso do intercambista Diego Alejandro Bonilla Yaima (17), natural de Ibagué, na Colômbia, que ficou impressionado. Ele veio acompanhado por sua mãe intercambista (anfitriã que recebe o estudante durante o intercâmbio), a brusquense Clarice Siegel Colzani, que também visitou o espaço pela primeira vez.
“Achei muito interessante, nunca tinha ouvido falar de algo assim. Foi muito especial. O que mais me chamou atenção foram os Pelznickels, mas também pude conhecer mais detalhes dessas figuras, como o São Nicolau, por exemplo, e isso me surpreendeu bastante”, comenta o jovem colombiano.
Tradição e tecnologia
Uma das novidades nesta edição foi o uso da tecnologia para apresentar a tradição aos visitantes. Ao longo do trajeto, os convidados encontraram placas com QR Codes, contendo informações sobre o São Nicolau, Christkindl, a casa e como adotar uma cartinha, por exemplo. O código QRCode direciona uma mensagem ao whatsapp do Pelznickel, e o visitante recebe pelo próprio whatsapp as informações solicitadas.
Segundo o vice-presidente Jocimar Fischer, esta é uma forma de implementar a experiência de quem visita o local. “O nosso objetivo é que as pessoas saiam daqui conhecendo a tradição. Que não seja apenas um passeio divertido onde no final alguém levou um susto, mas que conheçam o real significado do Pelznickel e das figuras que compõem o nosso Natal”, comenta.
O cuidado em manter viva a cultura local foi o que mais surpreendeu a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Luiz Alves, Priscilla Erbs de Freitas.
“Eu conheci a tradição no Salão de Turismo, realizado em agosto no Rio de Janeiro, mas na Pelznickelplatz foi a primeira vez. Tudo é encantador, tudo é mágico. É nítido ver o amor envolvido em cada canto. A gente vê que crianças e adultos ficam envolvidos com o modo que se conta a história e se mantém viva a tradição”, destaca.
Ela também parabenizou o esforço da Sociedade do Pelznickel em organizar um evento deste porte. “Nós sabemos o quão difícil é organizar um evento, e tem muita gente envolvida aqui. Parabéns a todos, que continue e se expanda cada vez mais para que o Brasil compreenda essa essência e que venham para Guabiruba conhecer essa tradição”, afirma.
O presidente, Vandrigo Kohler, reforça o convite para o segundo fim de semana.
“Estamos muito animados para receber a todos no próximo fim de semana da Pelznickelplatz. Esse é um momento especial para vivenciar a tradição, desfrutar das atrações culturais e criar memórias inesquecíveis com a família e amigos. Venham conferir de perto e mergulhar nessa experiência única. Estamos esperando por vocês”, convida.
A 12ª Pelnzickelplatz é organizada pela Sociedade do Pelznickel, com o apoio da Prefeitura de Guabiruba e Fundação Cultural de Guabiruba, e patrocínio da Sicoob MaxiCrédito, FIP, Dokassa, Kohler & Cia, Unimed, Nova Etiquetas, Vicente Só, Guabifios, Guabifogo, Otimizza, Bilu e Zehn Bier.
Veja programação do último Fim de semana
Sexta-feira, 13 de dezembro
19h abertura
19h Grupo Musicoterapia Gute Freunde
20h Silvano Baron
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento
Sábado, 14 de dezembro
19h abertura
19h Dupla Fran e Davi
22h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
23h Encerramento
Domingo, 15 de dezembro
17h Orquestra
18h30 Alex
20h15 Grupo Terno de Reis Camelos de Belém
21h Encerramento