Fotos: David T Silva

 

Nesta quinta-feira (8), a igreja católica mundial celebra o dia de Corpus Christi. De acordo com o pároco da igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba, padre Marilton Nuss, é o dia do corpo de Deus. O dia em que a igreja sai do lugar habitual de celebração e vai às ruas pedir bênçãos. 

“Toda a igreja mundial celebra a festa de Corpus Christi. Saímos do lugar da nossa celebração eucarística e pedimos que Jesus abençoe sempre mais a nossa gente. Por isso, esse tapete belíssimo apresentado por todas as comunidades, mostrando as fachadas das nossas igrejas, as bandeiras que nós honramos e respeitamos pedindo a benção de Deus sobre a nossa cidade, estado e o nosso Brasil”, ressalta.

- Publicidade i -

A coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Jussara Wippel Schumacher, revela que todo o trabalho de confecção dos tapetes foi definido há dois meses em uma reunião com os coordenadores das comunidades. As comunidades Imaculada Conceição do Lageado Alto, a Nossa Senhora Aparecida do Guabiruba Sul, a São Pedro do bairro São Pedro, a Sagrado Coração de Jesus da Planície Alta, São Vendelino do Lageado Baixo, São Cristóvão do Aymoré e Matriz foram divididas em seis grupos. Cada um ficou responsável por 54 metros de tapete, em que foram utilizados além de serragem, diversos outros materiais. Os trabalhos começaram às 5h para que tudo estivesse preparado antes do início da Santa Missa. 

Participação das comunidades

A moradora do Lageado Alto e frequentadora da Imaculada Conceição, Aparecida Schlindwein, fala que a participação na confecção do tapete para a celebração do Corpus Christi é gratificante. “Não dá para passar esse dia sem ajudar. É emocionante e gratificante fazer isso. Até as crianças ajudam e como é bom passar essa tradição para elas. Onde morava antes não havia essa tradição. Faz quatro anos que eu participo em Guabiruba”, revela.

Para o coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) da igreja São Pedro, Norberto Cota, a data de Corpus Christi representa a união da comunidade. “É um costume bastante antigo, nós fazíamos na nossa comunidade. Depois começamos a fazer na matriz, com toda paróquia”, comenta. 

De acordo com ele, os desenhos, a serragem e todo o material usado na montagem do trecho de responsabilidade da capela São Pedro foi preparado alguns dias antes. Todas as lideranças das pastorais da comunidade estiveram presentes na produção.

A secretária do CPC da comunidade São Vendelino, no Lageado Baixo, Arlete Ebele, diz que os membros da comunidade ficam animados para a data. “A comunidade fica animada para participar da produção do tapete, onde representamos alguns símbolos da igreja como a eucaristia, campanha da fraternidade deste ano e a nossa capela com o desenho da igreja”, relata.

Logo após a celebração da missa, às 9h de domingo, no salão Cristo Rei, celebrante e fiéis saíram em procissão pela rua 10 de junho, por todo o caminho coberto por tapetes.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow