O trânsito vai ser liberado para circulação de veículos na avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a Beira Rio Margem Esquerda, em Brusque. Os motoristas vão poder utilizar a via neste domingo (12), a partir das 17h.
O diretor de Trânsito da prefeitura de Brusque, Renato Bianchi, destacou como vai funcionar o trânsito e a importância da atenção dos motoristas. “Pedimos atenção dos motoristas para os cuidados com a sinalização. A via terá sentido único da Avenida Carlos Gracher até a ponte do trabalhador e, posteriormente, da ponte do trabalhador até a ponte João Liberio Benvenutti terá sentido duplo. A Secretaria de Trânsito esteve no local fazendo a instalação de placas metálicas e proteção para garantir melhor segurança na via. Pedimos que os motoristas fiquem atentos ao limite de velocidade e respeitem a sinalização,” disse.
Saiba o sentido da circulação da nova avenida e seus acessos
A avenida tem seu início na curva ao final da Avenida Arno Carlos Gracher, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, no Centro. A via acompanha a margem esquerda do Rio Itajaí Mirim e vai até seu último acesso na Ponte João Libério Benvenutti, no Bairro Santa Terezinha, que liga a Rua Luiz Gonzaga Werner à Rodovia Ivo Silveira.
O primeiro trecho sentido centro – bairro, que compreende da curva nas proximidades do Corpo de Bombeiros até a Ponte do Trabalhador terá seu funcionamento em sentido único de direção com duas pistas de rolamento.
Para os condutores que estão circulando por este trecho, a primeira alça, sentido duplo antes da ponte, servirá de acesso para os bairros Santa Rita, Nova Brasília e retorno ao Centro da cidade, pela rua Vitor Meirelles e suas transversais.
Já para os condutores que passarem por baixo da Ponte do Trabalhador e acessarem na sequência a segunda alça, sentido duplo, terão acesso aos bairros São Luiz, São Pedro e Steffen, pela Rua João Becker que liga a Ponte do Trabalhador até a Avenida Otto Renaux.
Lembrando ainda que as referidas alças terão sentido duplo, servindo de acesso para nova Avenida aos condutores vindos dos Bairros São Luiz e Santa Rita.
Da Ponte do Trabalhador até a Ponte João Libério Benvenutti a Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira terá sentido duplo de direção.
Aos condutores que seguirem da Ponte do Trabalhador em direção a ponte João Libério Benvenutti terão na primeira alça sentido duplo e antes da ponte acesso aos bairros Santa Terezinha, Limeira, Limoeiro e Itajaí (BR 101), passando sobre a ponte.
Aos condutores que acessarem a segunda alça, sentido duplo, depois da ponte, terão acesso aos bairros Bateas, Volta Grande, Gaspar e Blumenau (BR-470) pela Rua Luiz Gonzaga Werner, seguindo para Rodovia Ivo Silveira.
Lembrando ainda que as alças terão sentido duplo, servindo de acesso para nova Avenida para os condutores vindos dos Bairros Santa Terezinha e Bateas.
No local foi implantada sinalização horizontal, vertical, defensas metálicas, grades de proteção e placas de orientação visando a segurança dos usuários. Importante que todos condutores de veículos automotores, ciclistas e pedestres fiquem atentos à circulação e conduta da nova via, se atentando aos limites de velocidade, faixas de pedestres bem como toda sinalização implantada.
Conheça os números da avenida Governador Luiz Henrique da Silveira
A avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a nova Beira Rio margem esquerda, é a maior obra de mobilidade contínua já realizada em Brusque, já que outras construções públicas foram realizadas em etapas. A avenida de quatro quilômetros vai trazer inúmeros benefícios para os brusquenses.
Para a execução dos serviços relacionados foram investidos, até o momento, um montante de R$ 24.772.250. A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Patrícia Volkmann, fez um resumo das ações. “Foram realizadas escavações e transporte de materiais, a questão de terraplanagem, cortes de taludes, a retirada de solo inservíveis com solos apropriados para a avenida, a proteção das margens com enrocamento de terra armada, a drenagem que foi feita, os passeio com a ciclovia e a pavimentação asfáltica”, detalha.
Ela explica que atualmente as equipes trabalham na sinalização. “Agora estamos na fase de finalização de sinalização vertical e horizontal, temos um trecho que estamos finalizando, e executamos o paisagismo. Serviços complementares de pontes com prolongamento e construção de novas, a ponte do ribeirão São Pedro, que é uma ponte de 30m que aumentamos o vão para aumentar a vazão. O prolongamento da Mário Olinger, prolongamento da cabeceira com 15, 5m. São obras que após a liberação do trânsito, a população vai perceber a importância dela para o desenvolvimento da cidade”, conclui.
Números
Escavações e transporte de materiais – referência caminhões de 10mil m³
Escavação para corte taludes – 25,35 caminhões
Escavação mecânica de solos inservíveis – 14,12 caminhões
Recomposição com solos retirados de jazida – 13,80 caminhões
Transporte de material com caminhão – 69, 25 caminhões
Proteção das margens do rio
Enrocamento de pedra detonada, arrumada com escavadeira hidráulica –
diâmetro 0,80 m-1,80 t/m – 6mil 795 caminhões m³
Muro de terra armada
Muro de escama de concreto armado em solo reforçado com fita metálica com
altura de 4,0 a 6,0 – 7.299,00 m²- aproximadamente 1.500 metros lineares.
Drenagem pluvial
5.831,00 m-tubo concreto armado, classe pa-1, dn 300 mm
222,00 m-tubo concreto armado, classe pa-2, dn 400 mm
160,00 m-tubo concreto armado, classe pa-2, dn 600 mm
249,00 un-boca de lobo simples-grelha de concreto
Pavimentação e passeios
Pavimentação asfáltica 42.000,00 m² – mais de cinco campos de futebol
Calçadas 20.030,00 m² – cerda de dois campos e meio de futebol
Piso podotátil de concreto – 1.319,26 m²
Meio fio de concreto – quase 12 km
Sinalização vertical e horizontal
Pintura de faixa-tinta base acrílica-espessura de 0,6 mm -712,82 m²
Pintura de setas e zebrados-tinta base acrílica – espessura de 0,6 mm – 487,19 m²
Tacha e tachão refletivo bidirecional-fornecimento e colocação – 503,00 unidades
Placas de advertência e regulamentação – 74 unidades
Paisagismo
Plantio de grama em placas – 1.723,81 m²
Hidrossemeadura – 5.584,00 m²
Serviços complementares
Muro concreto tipo hélice contínua – 300m²
Uma ponte de concreto armado com vão 30 metros e largura de 16,50 metros
Prolongamento da ponte Mário Olinger com vão 15,50 metros e largura de 15,00 metros
Iluminação
Implantação de 130 postes
Instalação de 267 luminárias
Realizada a instalação de 34 mil 220 metros de cabos