Bárbara Sales / Ideia Comunicação

Guabiruba tem de volta a sua Maibaum. A Árvore de Maio foi erguida na manhã desta quarta-feira, primeiro dia do mês – como manda a tradição – por 60 voluntários da Associação Artístico e Cultural São Pedro (AACSP).

Erguida de forma totalmente manual, a Maibaum está posicionada na rotatória entre as ruas Imigrantes e Brusque, na área central de Guabiruba, e ficará ali pelos próximos cinco anos, quando será feita a troca.

A árvore tem aproximadamente 21 metros e cerca de uma tonelada. Foi colhida no mês de julho de 2023, quando entrou em processo de preparação com a secagem, lixamento e pintura pela artista Wanneida Siegel.

- Publicidade i -

Por quase três horas e embaixo de um sol escaldante, os voluntários ergueram – com o auxílio de estruturas de madeira chamadas de ‘andorinhas’ – o tronco que, conforme a tradição alemã, simboliza a chegada de um período de prosperidade na cidade.

O presidente da AACSP, Sérgio Valle, destaca a importância de manter a cultura germânica viva na cidade. “Tem um trabalho grande de pesquisa envolvido e até mesmo de evolução desse saber para que em Guabiruba a tradição seja mantida e divulgada em toda a região. A Associação Artístico e Cultural São Pedro tem orgulho em apoiar esse projeto”.

 

União

Desde 2008, quando a primeira Maibaum foi erguida em Guabiruba, Fabiano Siegel é um dos coordenadores do trabalho. Ele ressalta a participação dos voluntários que se dedicaram para tornar a 4ª edição da Maibaum realidade.

“Está na alma das pessoas esse voluntariado, essa dedicação para manter as nossas tradições. A Maibaum é um símbolo da união do povo. Mostra a força da cultura da cidade e a força do povo guabirubense”.

Vandrigo Kohler também coordena o trabalho ao lado de Siegel desde 2008. Para ele, é um grande orgulho contribuir para a manutenção da cultura alemã na cidade. “É uma alegria estar aqui hoje, ver tantas pessoas que se dispuseram a ajudar. Sem elas, a Maibaum não estaria de pé. Foram meses de trabalho, preocupação, mas agora o sentimento é de dever cumprido e muito orgulho em ver que todo mundo se engajou e conseguimos, mais uma vez, honrar a tradição”.

O prefeito Valmir Zirke foi um dos voluntários que ajudou a erguer a Maibaum e destaca o trabalho realizado pela Associação Artístico e Cultural São Pedro em prol da cultura do município.

“Guabiruba sabe fazer muito bem o trabalho voluntário e manter sua tradição. Só temos que parabenizar a AACSP que realiza um trabalho tão bonito. É algo diferente, único na nossa região e precisamos incentivar e apoiar cada vez mais o fortalecimento dessa cultura que veio há 200 anos com nossos antepassados”.

 

Criando memórias

Antes de ser posicionada em seu lugar, a Maibaum foi trazida pelos voluntários com um desfile pelas ruas da cidade. O grupo saiu do início da rua Pomerânia, em direção a rua Imigrantes, pouco depois das 7 horas da manhã desta quarta-feira.

A Maibaum foi carregada em uma carroça, puxada por dois cavalos, em um trajeto de pouco mais de quatro quilômetros. Antes das 9h da manhã, a população já aguardava ansiosa a chegada do grupo para acompanhar o erguimento do tronco.

Morador do bairro Guabiruba Sul, o motorista Eduardo Zago levou os filhos Rafael, 10 anos, e Nycole, 8 anos, para assistirem à tradição da Maibaum pela primeira vez. “Penso que é uma forma de criar memória junto com eles. No futuro, quando passarem por aqui, vão lembrar da vez que vieram com o pai assistir. Acho isso muito importante”, diz.

Da mesma forma, a cabeleireira Scheila Farias levou o filho Mateus, de 10 anos, para acompanhar o evento. “Moramos no bairro Imigrantes e esse é um momento histórico, não só para o nosso bairro, mas para a cidade. Acho muito importante mostrar a tradição para ele. Esse será um dia que ficará na lembrança”.

Pouco depois das 9h30, o grupo chegou com a Maibaum e iniciou todo o processo para posicionar o tronco em seu lugar. A população acompanhou atentamente e celebrou cada centímetro erguido. Por fim, após quase três horas de muita técnica e força, o momento em que a Maibaum ficou em pé foi muito comemorado pelos voluntários e pela comunidade. O toque final foi a colocação das placas com o nome das empresas patrocinadoras, que ficarão expostas na árvore pelos próximos cinco anos.

A última Maibaum foi erguida em Guabiruba no dia 1º de maio de 2018. Entretanto, no dia 30 de outubro de 2022 a estrutura caiu após o mastro ser atingido por fortes ventos que atingiram Guabiruba.

 

Saiba mais

A Maibaum é formada por um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral, que é erguido sem ajuda de força mecânica sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união.

Conforme a tradição, a Maibaum é substituída a cada cinco anos, sempre no primeiro dia de maio. Para isso, a nova árvore é colhida no ano anterior e preparada com a poda dos galhos para, posteriormente, ser pintada com as listras brancas e azuis. As placas-símbolos são feitas pelo Zünfte (artesão).

Para finalizar, a Árvore de Maio recebeu ornamentos: o galinho do tempo (Wetterhahn), no topo; placas-símbolos, representando as associações, famílias, profissionais e empresas (Zunfttafeln); as Bandeiras da cidade e do país; e um arco de festão.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow