Na sessão de terça-feira (13) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, um dos assuntos mais abordados pelos parlamentares foi a enxurrada causada pelas chuvas do dia 12, que trouxe transtornos para alguns bairros como Planície Alta e Lageado Baixo e Alto.
Quem abriu a tribuna foi o parlamentar Ronaldo Kohler (MDB), que comentou algumas situações nos bairros atingidos. O vereador explicou que algumas questões foram priorizadas em relação a outros atendimentos solicitados anteriormente e em alguns casos até paralisando serviços, como as obras no Guabiruba Sul e Aymoré.
Já o vereador Wagner Fischer Westarb (MDB), citou o tema das chuvas levantado pelo colega de bancada, vereador Ronaldo, para falar que mesmo com a previsão meteorológica, não se tem certeza de que vai ocorrer e onde pode ocorrer a precipitação de chuvas.
De acordo com Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), os danos causados no último dia 12, não foram tão graves quanto no início do ano, mas a chuva trouxe muitos problemas, como deslizamentos no Lageado Alto.
O vereador citou algumas ruas afetadas como a Florentino Dalbosco, a ponte da rua Orlandina Romani Vicentini, que deve estar liberada para o trânsito ainda essa semana.
“Esperamos receber recurso da Defesa Civil do Estado para Guabiruba pelos danos causados pelas chuvas de fevereiro e a ideia seria após aquela enxurrada, instalar galerias na rua Carlos Abel”, afirmou. O vereador mencionou que esteve com o prefeito e secretário de Obras, na época, nesta rua e em conversa com a moradora, que autorizou e entendeu que seria uma benfeitoria para a comunidade. “Chegaram as galerias e estão lá ainda, e nas filmagens aparecem as galarias”, se referindo ao vídeo que circula na Internet, mas afirma que proprietária mudou de ideia e não autorizou que as galerias fossem colocadas. O parlamentar finalizou informando que o objetivo é instalar as galerias para que esse tipo de problema não volte acontecer naquela rua.
Citando os demais vereadores, Jair Francisco Kohler (Progressistas), no uso da tribuna faou sobre as chuvas e também pediu paciência para a comunidade guabirubenses que cobra melhorias nas diversas localidades.
Com menos uso de fogos de artifício pela cidade neste dia 12, Waldemiro Dalbosco (Progressistas), destacou que a abordagem em campanhas de conscientização surtiu o efeito esperado, ainda que não se tornasse lei, pois haveria problemas, inclusive atribuição de pessoal, para a fiscalização.
Na sessão ordinária desta terça-feira, foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamentos o Projeto de Lei Ordinária nº 26/2021 do Executivo, que “Autoriza o Executivo Municipal a doar bem imóvel de sua propriedade, à Associação de Moradores do Lageado Baixo, e dá outras providências”.
Dia dos professores
O parlamentar Alexandre destacou o dia do professor (15 de outubro), e homenageou a avó Jovelina e a tia Raquel que foram professoras por muitos anos. Ressaltou que os professores merecem ser reconhecidos por educar os futuros guabirubenses e que espera que a cidade possa formar mais professores.
O vereador Jair também parabenizou todos os professores, em especial a vereadora Simone e o vereador Wagner pelo trabalho, e completou dizendo que são responsáveis pela educação das crianças que são o futuro do país.
A parlamentar Simone falou também sobre o dia 15, e lembrou de todos os professores que trabalham em Guabiruba e daqueles que marcaram a sua vida. Contou que se inspirou na sua tia Valquíria, para se tornar professora.