Cledson Roberto Kormann, 40 anos, ingressou na vida política pelo Progressistas (PP) em 2020 como candidato a vice-prefeito e, vencidas as eleições municipais, terá a responsabilidade de administrar Guabiruba pelos próximos quatro anos ao lado do prefeito Valmir Zirke (PP).
Ele conta que deixou seu nome à disposição para ser candidato a vereador e teve a surpresa de ser convidado a estrear na política sendo candidato a vice-prefeito, convite que aceitou.
O pai dos gêmeos Felipe e Lucas Moritz Kormann é fisioterapeuta e empresário, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC), em 2003. É sócio de um centro de reabilitação e condicionamento físico e proprietário do pub e cervejaria Gurmàn, localizado no bairro Imigrantes, em Guabiruba.
Filho de Osni Kormann e Olga Schwambach, Kormann foi fisioterapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guabiruba por dez anos, integrando a diretoria da instituição. Neste período, trabalhou junto com Zirke na entidade.
O atual vice-prefeito já atuou na Associação Hospitalar da cidade e participa atualmente da Associação Visite Guabiruba (AVIGUA), da qual já assumiu a vice-presidência.
Em 2007, chegou a fundar em Guabiruba o Partido Verde, mas após algumas mudanças estaduais nas diretrizes do partido, regressou ao PP.
O Guabiruba Zeitung conversou com o vice-prefeito sobre as expectativas em relação ao Executivo e questionou como será sua atuação dentro do Governo Municipal.
Guabiruba Zeitung: Nesse momento, como está o ânimo e a expectativa para 2021?
Cledson Roberto Kormann: Nesse momento, saindo de férias, a gente tem que estar, naturalmente, mais descansado. Foi um final de ano bem diferente para mim: eu fiquei no município, trabalhando um pouco, curtindo meus filhos, para realmente começar o ano com a cabeça fria, preparado para esse monte de informações dessa primeira semana de trabalho. Definimos os secretários ainda no final do ano passado: quem ficava, quem seria substituído.
É um governo de continuidade, mas com uma série de desafios, com obras em execução, outras iniciando agora, com um pequeno atraso em virtude da pandemia ou por causa da burocracia, mas estou me adaptando muito bem.
Neste primeiro momento, está sendo um aprendizado para mim. O Valmir está sendo um excelente professor, assim como o Matias foi para ele. Estou aprendendo muito não só com o Valmir, mas com todos os secretários e com aqueles que já tinham esse contato diário com a prefeitura, que para mim é tudo novo. Esse é o desafio, mas estou me adaptando bem. Teremos um saldo bem positivo ao final desse mandato.
GZ: Como você avalia essa sua primeira experiência política, principalmente no processo de campanha eleitoral?
CRK: A campanha política é uma correria muito grande e, principalmente para mim, que não vim de um ano ou de uma vida me preparando para uma campanha eleitoral. Depois dos 40 do segundo tempo, como a gente fala, eu assumi o compromisso de ser pré-candidato ao Legislativo de Guabiruba e, para minha surpresa, fui convidado a compor o Executivo junto com o Valmir e de pronto eu aceitei.
Não tinha muita noção do que era uma campanha eleitoral, embora sempre acompanhei, mas não como candidato, mais por fora, até pela minha formação, na área da saúde, sempre tive contato com a população em geral, então a gente precisa ser um pouco mais neutro não sendo candidato.
A partir do momento que assumi, começa-se a ver os problemas, as situações adversas dentro da política que a gente não está acostumado. Mas foi muito positivo, mais positivo ainda o resultado que a gente teve nas eleições. Isso só me fez fortalecer hoje como parte do Executivo e também como pessoa, pois a gente evolui bastante.
GZ: Como será o Cledson como vice-prefeito? Estará também presente na prefeitura?
CRK: Eu assumi o compromisso de ajudar o Valmir. Então, eu vou procurar estar diariamente dentro da Prefeitura junto com ele ajudando a definir as obras que serão priorizadas. Temos a situação da pandemia, que agora terá que ser definida a situação da vacinação, da volta às aulas, que são os maiores problemas que vamos enfrentar nesse início de 2021.
Volto a dizer que vou estar diariamente junto com o Valmir na Prefeitura auxiliando-o para que a gente faça uma administração junto com o nosso secretariado, com os colaboradores da Prefeitura, uma administração bastante transparente e de muita participação.
GZ: O principal desafio deste ano, na sua visão, é a pandemia da Covid-19?
CRK: Temos um município que possui um crescimento ímpar, não só regionalmente, mas a nível de Brasil e isso implica em uma série de outros problemas estruturais, educacionais, de saúde, então a gente precisa estar atento a toda essa demanda, mas nesse momento, de início de ano, o principal foco deve ser a vacinação e o retorno das aulas.
GZ: Que recado você gostaria de deixar para os guabirubenses?
CRK: Como estamos no início do ano, deixar um feliz Ano Novo, que a gente tenha realmente um ano de muita paz e realizações. A população pode contar com a gente, porque vamos fazer, de fato, uma administração única, muito responsável, comprometida e com muito zelo com o dinheiro público.