Com a intenção de compartilhar um pouco dos lugares visitados, sendo eles principalmente em Guabiruba, o casal de namorados Julia Merisi Nicoletti e Djonata Boos, ambos com 22 anos de idade, criaram uma conta no Instagram chamada @aquelesdaguaba. Ela mora no bairro Planície Alta, ele no Lageado Baixo e apesar de terem estudado juntos por três anos no Ensino Médio em 2013, foi na faculdade, no final do ano de 2017, que começaram a ficar mais próximos. Ela cursa Design de Moda e ele Engenharia Civil. Ambos trabalham em empresas da cidade.
O namoro iniciou em maio de 2018 logo depois de um final de semana de acampamento entre amigos, grupo que existe até hoje. A união dos dois resultaria, mais tarde, no projeto que contempla a conta no Instagram @aquelesdaguaba, criado em abril de 2020, embora a ideia surgiu antes, ainda em 2019. “Nós não criamos o Insta antes porque não conseguíamos decidir um nome, e quando parecia que tínhamos encontrado o nome certo, pesquisávamos e ele já existia. Então, em meio a uma conversa no whats (do nada!) o Djonata soltou “Aqueles da Guaba”, nós nos identificamos e curtimos o nome”, relata Julia. “Além da gente se identificar, o nome fez muito sentido: aqueles porque somos nós dois, e da guaba porque somos naturais e residimos na Guabiruba”, complementa Djonata.
Um post envolve a produção de fotos e de texto e geralmente eles precisam ir atrás de dados para passar informações corretas. “O Djonata é muito bom para bater as fotos e eu gosto de escrever, geralmente fica dividido assim, mas um ajuda o outro também para a gente conseguir produzir algo bem legal e com informações ricas”, revela Julia.
Alguns dos pontos visitados
Na conta do Instagram, eles compartilham imagens das suas visitas em pontos turísticos. “Algumas pessoas pensam que para conhecer lugares bonitos precisam ir para longe, e isso não é verdade. Nosso município é cheio de belezas naturais, e tem para todos os gostos. Alguns dos lugares que nós já visitamos na Guabiruba são Morro da Gueba, Morro do Santo Antônio, Lagoa Azul, Cachoeira do Jerônimo e Cachoeira do Zimmerman, no Lageado Alto; visitamos uma cachoeira desconhecida no bairro Lageado Baixo; Cachoeira do Vicentini e Morro do São José na Planície Alta; Mordida do Gigante, Cachoeira do tobogã, Cachoeira do Holstein e Cachoeira da Lorena na São Pedro; Cachoeira da Pedra Lisa no Aymore”, fala Julia. “Mas o nosso lugar preferido é a Lagoa Azul, porque é muito lindo, e envolve trilha e cachoeira num só lugar”, emenda Djonata.
“Alguns desses lugares que citamos não estão no nosso Insta, ou porque visitamos antes de cria-lo ou porque quando fomos não nos preocupamos em bater fotos para postar, apenas aproveitamos”, alerta Djonata, destacando que geralmente é pedido, no final dos posts, para a a pessoa que ler se interessar e for visitar o lugar, que tenha respeito com a natureza e com a dona da propriedade. Sempre leve seu lixo embora e se ver lixo espalhado, recolha e leve também. “Se nos unirmos assim os atrativos do nosso município sempre estarão lindos e sempre vamos poder visitá-los. Assim como você visitou o lugar tem muita gente que quer visitar também, o segredo é manter o respeito”, frisa o jovem.
Por enquanto, o objetivo do @aquelesdaguaba é compartilhar os lugares visitados para que mais pessoas possam conhecer. Porém, outras ideias futuras estão em mente do casal. Mas isso, já é assunto para uma outra matéria jornalística.