Wagner Fischer Westarb, 29 anos, foi eleito vereador de Guabiruba com 635 votos pelo MDB. Ele é o terceiro entrevistado da Série de Reportagens do Guabiruba Zeitung com os candidatos eleitos para o primeiro mandato em Guabiruba. No fim do ano passado, o jornal entrevistou os mais votados: Alexandre Pereira, o Xande (PP), e Maria Simone Fischer (MDB). Agora, nesta série de entrevistas, já foram entrevistados os vereadores Ricardo José Schlindwein e Jair Francisco Kohler, ambos do PP. 

Sobre o entrevistado
Wagner Westarb nasceu em Guabiruba e é morador do bairro Guabiruba Sul. Filho de Sueli e Raulino Westarb (Nene da sorveteria) tem um irmão: Vilton (Finho). É formado em Arquitetura e Urbanismo e cursa pedagogia. Trabalha há mais de 10 anos na educação de Guabiruba. Atualmente desenvolve as atividades na Escola Paulo Schmidt, do bairro Pomerânia, e na Anna Othília Schlindwein, no Guabiruba Sul, onde ocupa o cargo de presidente da APP, desde 2019.

Guabiruba Zeitung: O que te levou a se candidatar a vereador de Guabiruba?
Wagner Westarb – Sou uma pessoa ativa na comunidade e nas escolas que trabalhei e trabalho, auxiliando quem precisasse da melhor forma possível, nunca almejando nada em troca. Sempre estive envolvido direta ou indiretamente com a política de nossa cidade. Meu interesse em ser candidato a vereador começou há cerca de dois anos antes das eleições. Com isso busquei me informar mais sobre o assunto, conversando com a família e amigos, para saber o que achavam da ideia. Tive um ótimo incentivo e apoio de todos desde o início, o que me encorajou a me candidatar. 

- Publicidade i -

JGZ: Como foi esses primeiros meses no Legislativo?
Wagner Westarb – Está sendo muito proveitoso, de trabalho e aprendizado. Tenho um convívio muito bom com os demais vereadores e funcionários da Câmara. Quando pensava em vereadores tinha uma ideia, hoje, passados 155 dias, tenho outra. Nem tudo o que queremos (digo eu e a população) pode ser efetuado, muitas vezes devido à legislação, outras por ser algo inviável. Porém, um dos pontos positivos que tenho é o diálogo com a população. É muito bom ouvi-la e levar as solicitações até a Câmara e ao Executivo, e isso foi um dos fatores principais que me fez entrar para a política, em poder ajudar ainda mais as pessoas. O mais bacana é que muitos dos pedidos são para o coletivo de nossa sociedade.

JGZ: Quais os principais desafios e dificuldades?
Wagner Westarb – É conseguir dar a atenção necessária a todos e representá-los da melhor forma possível.  Tivemos a enxurrada nos bairros Lageado Baixo, Lageado Alto e Planície Alta, onde houve vários estragos e, felizmente, nenhuma vida perdida. De início, foi um desafio grande, mas que mostrou o quão fortes e unidos somos. Temos que levar o aprendizado de toda essa situação e seguir em frente. 

JGZ: Quais os principais projetos discutidos/apresentados até o momento?
Wagner Westarb – Nesses primeiros meses, foram feitas indicações individuais e em conjunto com outros vereadores e também pedidos diretamente às secretarias, totalizando mais de 50. Mas destaco alguns momentos:

– Minha visita, juntamente com os demais vereadores de minha bancada até Florianópolis, a fim de reforçar o pedido de reforma da Escola de Educação Básica João Boos, a reforma da quadra poliesportiva da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli, assim melhoria na nossa segurança pública.

– Fiscalização das obras de nossa cidade, principalmente a da revitalização da Rua Guabiruba Sul, na qual constam diversos problemas.

– Busca de recursos junto à bancada de meu partido para nosso município;

JGZ: O que é ser vereador para você?
Wagner Westarb – É ter como prioridade a população guabirubense. Representar a todos da melhor maneira possível, sempre com responsabilidade e muita força de vontade, em qualquer âmbito que seja. 

JGZ: Como avalia o Governo Zirke nestes primeiros meses?
Wagner Westarb – Vejo como uma administração que está caminhando, já enfrentou “turbulências” no início do mandato, tendo que ter uma resposta imediata com a enxurrada nos bairros do Lageado Baixo e Alto e da Planície Alta. Já fui algumas vezes conversar com o prefeito e sempre me recebeu muito bem e aberto ao diálogo, assim como alguns de seus secretários. Mas, de modo geral, vejo que está atendendo a demanda da população.

JGZ: Quais pontos crê que o município ainda precisa evoluir?
Wagner Westarb – Temos nossa economia muito forte voltada para o setor têxtil, vejo que a Cultura e Turismo são setores com muito potencial para o crescimento em nossa cidade. A qualidade da água é outro fator que precisa evoluir (se não for a principal evolução que precisamos ter), há anos temos sérios problemas nessa questão. 

JGZ: O que Guabiruba representa para você?
Wagner Westarb – Representa valores. Uma cidade que é pequena, mas que ao mesmo tempo é gigante, que está em constante evolução. De uma cultura forte e de histórias marcantes. Uma cidade que abraça a cada morador que aqui nasceu ou que escolheu morar ou trabalhar aqui. Não tenho receio algum em enaltecê-la e de representá-la. Para finalizar, quero desejar os parabéns aos 59 anos de história de Guabiruba. Parabenizar a todos que fazem dessa cidade cada vez melhor.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns, vereador e colega de trabalho, vejo em você um exemplo e uma inspiração para os jovens que amam Guabiruba, inspiração para também sentirem-se motivados a também querer contribuir com nossa cidade e levar os anseios da população a sério. Obrigada pelo seu empenho.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow