Na tarde desta terça-feira, 25, o prefeito Valmir Zirke participou de uma solenidade no 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque. O ato se deu em comemoração ao aniversário de 12 anos do batalhão no município. No evento restrito, o órgão concedeu medalhas e brasões aos militares e homenageou personalidades de Brusque e região, pelos serviços prestados.

Sendo membro da sociedade organizada, o prefeito de Guabiruba Valmir Zirke foi agraciado com uma medalha e um diploma comemorativos, em agradecimento pela colaboração junto à PM de Guabiruba e região. “Quero aqui parabenizar e agradecer, em nome de Guabiruba, pelo trabalho que o batalhão vem fazendo à nossa cidade. Também tive a oportunidade de ser homenageado e recebi a medalha pela comemoração ao aniversário. Mas o mais importante é a credibilidade que tem essa entidade junto à comunidade e os empresários, para que eles possam seguir fornecendo a segurança para nossa cidade.” O prefeito ainda reforça que Prefeitura de Guabiruba está disponível para a parceria com a polícia, como vem sendo feita durante todos esses anos.

Na oportunidade, o comandante da 7ª Região Militar de Blumenau, Coronel Jefferson Schmidt, destacou a importância do evento. “A solenidade marca esta data histórica de 12 anos de muito suor e trabalho. É uma data de reconhecimento também para a sociedade organizada, que auxilia muito a Polícia Militar e que também foi reconhecida pelo trabalho e dedicação que prestam à nossa corporação, que reflete no trabalho direto da sociedade”, conclui.

- Publicidade i -

O Tenente Coronel Otávio Manoel Ferreira Filho também ressaltou a importância da comemoração e enfatizou a trajetória do batalhão no município. “Para nós é uma imensa satisfação pelo resultado que temos apresentado e pela imensa parceria que temos com a sociedade organizada. Isso nos enche de orgulho para fazer cada vez mais e melhor, para que a qualidade de vida do cidadão evolua. O aniversário também é momento de refletir onde a gente está, o que podemos melhorar e onde queremos chegar.” O coronel também enfatiza o índice de criminalidade na região, que comparado a 30 homicídios por 100 mil habitantes em todo o Brasil, na região chega a menos de 4 homicídios.

O 18º Batalhão da PM de Brusque tem sua história iniciada por volta de 1862, data que registra a chegada dos primeiros quatro policiais na então Vila de Brusque, vindos do 1º Batalhão de Força Policial de Florianópolis. O objetivo na época era apaziguar os constantes conflitos e confrontos entre povos indígenas e os primeiros colonizadores. Em 23 de fevereiro de 1888 o Batalhão da Força Policial destaca novos policiais vindos da 1ª Companhia de Itajaí, formando em definitivo o primeiro destacamento fixo da cidade. Em 1946, a então Força Pública de Segurança, passa a se chamar Polícia Militar e a unidade de Brusque é elevada a Pelotão, subordinado à Companhia de Blumenau. Em 1990 a unidade passa a ser uma Companhia Especial e em 1991 oficialmente, 1ª Companhia do 10º Batalhão de Blumenau, fixando-se no atual endereço, rua Durval da Luz, bairro Santa Terezinha. Já em 25 de maio de 2009, é instalado o 18º Batalhão, subordinado à 7ª Região Militar de Blumenau.

Créd. da Foto: Adriana Kohler

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow