Fotos: arquivo pessoal

 

Quando monta a égua Eleita, a pequena Kaiane l.S. Missfeldt, de 10 anos, se torna uma gigante. Juntas, elas enfrentam qualquer desafio. A menina faz a égua Mangalarga marchar e saltar com maestria. Nas exposições da raça, a jovem amazona de Guabiruba compete com adultos, a maioria domadores profissionais de cavalo. 

“Ela é a eleita. Minha menininona”, conta Kaiane, que é apaixonada por cavalos desde bebê. Tanto que com um ano de idade já montava com o pai Rubinei Alberto Missfeldt (38) e com o avô Roberto.  

- Publicidade i -

Os dois sempre tiveram cavalos no bairro São Pedro, onde a família mora, mas não imaginavam que Kaiane participaria de competições com cavalos de raça. 

No último fim de semana de setembro, ela participou de sua segunda exposição, em Lages (SC) e conquistou cinco prêmios. “No começo a competição é separada por categorias e as éguas por idade. Na categoria da égua dela, Kaiane ficou reservada como campeã de marcha e campeã de categoria. No geral, juntando todas as éguas de idades diferentes, ela ganhou mais dois prêmios: cavalo conjunto marchador ideal e a grande campeã da raça. Isso traz muito orgulho pra gente! Ela com 10 anos já ganhar prêmios”, conta o pai. 

Antes de participar da primeira exposição, em agosto deste ano, Kaiane fez dois cursos da modalidade. “A exposição consiste em competição de marcha, qualidade da marcha do cavalo, prova funcional. Eles têm que fazer um circuito: abrir porteira, fazer zig zag, saltar com o cavalo”, revela Rubinei. Na oportunidade, a menina ganhou dois prêmios. 

Segundo ele, as duas exposições que a filha  participou são da região Sul, com criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “A meta dela é disputar competições de nível nacional. Para isso, tem toda uma classificatória. Conforme vai ganhando prêmios vai acumulando pontos para se classificar para a nacional”, explica o empresário.  

O início

Rubinei conta que há cerca de um ano e meio a filha conheceu a amazona Tayna kling (16), que já competia e era treinada pelo pai, Márcio kling. “A Kaiane se interessou e todos falaram que ela tinha muito potencial. Então, compramos os cavalos da raça Mangalarga. Atualmente, temos seis éguas e a Kaiane começou a treinar há seis ou sete meses”, detalha. 

O empresário destaca que uma das éguas da família vai ter o primeiro filhote no final de outubro. “A gente nunca tinha tido cavalo de raça, agora participamos das exposições e competições de Mangalarga Marchador. Um detalhe importante é que a Kaiane compete com adultos. Isso é o que mais me surpreende nela”, comemora.  

Os treinos 

Kaiane é estudante do quarto ano  do Colégio Cultura e divide sua rotina entre a escola e os treinamentos com a égua Eleita. 

Todos os dias às 18h ela e o pai seguem de Guabiruba para a Estrada da Fazenda, na cabanha onde são feitos os treinos. Às vezes, a menina vai treinar também no sábado e domingo à tarde. 

Tanta dedicação enche o pai de orgulho e ele não mede esforços para incentivar a menina, que é filha única. “A Kaiane perdeu a mãe no final de 2017, quando tinha seis anos de idade, devido a um câncer de mama. Então meus pais, o opa e a oma, também ajudam ela nessa paixão pelos cavalos e na rotina de treinos”, revela.

E assim, entre marchas e galopes, Kaiane conquista prêmios e planeja o futuro. Uma pequena gigante no mundo dos cavalos. 

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow