Foto: Thayse Machado/Amplitude

Na noite de quarta-feira, 11 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Guabiruba foi palco para a estreia da websérie documental “Guabiruba: Ontem – Hoje – Amanhã” , uma produção da Prime Filmes. O evento, que reuniu autoridades, entrevistados, patrocinadores, apoiadores e moradores da cidade, celebrou a rica história e as tradições locais, por meio de uma obra audiovisual que promete marcar gerações.

O projeto foi financiado pela Lei Rouanet e idealizado como um material didático, com foco em despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental pela história local e regional. O primeiro episódio já está no ar e os próximos serão disponibilizados semanalmente em um canal exclusivo no YouTube, fortalecendo o legado educacional da série. Confira no link: https://www.youtube.com/@guabirubaontemhojeamanha.

A narrativa da série, apresentada de forma cativante pelos personagens Fritz e Giovana, interpretados por Emiliano Daniel de Souza e Joice Suem Venzon, combina elementos históricos com depoimentos de especialistas locais, como a professora e historiadora, Rosemari Glatz, que está presente no primeiro episódio da série, o qual foi apresentado ao público durante o evento de lançamento.

- Publicidade i -

Para ela, foi muito gratificante participar do documentário, que apresenta uma abordagem extremamente pedagógica. “Foi uma honra participar. Uma experiência diferente do meu dia a dia como reitora, que é mais formal. Eu, que já fui professora de pré-escola no início da minha carreira, consegui voltar no tempo e incorporar a professora para falar de forma simples e lúdica trazendo um pouco do que é a Guabiruba e como foi a sua colonização”, conta.

A professora ressalta que os personagens Giovana e Fritz são fantásticos e fazem a diferença nos episódios. “Não tem como não se divertir com eles. Quando vimos, o tempo do episódio já tinha passado. A gravação foi muito leve”, completa.

O diretor Darlan Serafini destaca o valor educacional e comunitário do projeto. “É com imensa alegria e profunda gratidão que lançamos esse projeto que carrega um significado especial para todos nós. Guabiruba: Ontem – Hoje – Amanhã é mais do que uma simples websérie, é um verdadeiro tributo à nossa história, cultura e identidade. É um convite para mergulharmos em nossas raízes, celebrarmos nossas conquistas e refletirmos sobre o legado que queremos deixar para as próximas gerações”, declara.

Foto: Thayse Machado/Amplitude

História para todas as idades
Os professores da rede municipal de Guabiruba vão poder utilizar os episódios como ferramenta de aprendizado em sala de aula, aproveitando a infraestrutura tecnológica das escolas.

Mas para os atores Emiliano e Joice, o material pode ser utilizado para viver bons momentos em família. “É um conteúdo muito importante e relevante para ser assistido nas escolas, porque os professores podem utilizar os episódios como mola propulsora para um debate além do conteúdo que apresentamos. Mas é também um material para ser assistido em família, envolvendo pais, avós, bisavós e crianças. Isso vai trazer um monte de lembranças bonitas. “No meu tempo era assim…”, “quando meus pais nasceram…”. Então, são muitas possibilidades de honrar a história da nossa gente, que teve uma luta muito grande e que está preservada no documentário, acessível dentro das nossas casas pelo YouTube”, frisa Emiliano.

Para ele, foi um privilégio ser convidado para conduzir as entrevistas de forma alegre a descontraída. “Já tinha um roteiro para a gente e foi muito agradável. Aprendemos bastante durante as gravações. Valeu muito ter participado!”, conta.

“O Emiliano já é ator e bem conhecido. Eu não tinha nenhum contato com a atuação, mas foi muito especial e divertido fazer parte. Aprendemos muito sobre a história da nossa cidade. Eu trouxe um pouco da cultura italiana e o Emiliano da alemã, então foi muito gratificante. Assistam! A websérie está incrível. É muito educativa e divertida. É um conteúdo para todas as idades”, completa Joice.

Foto: Thayse Machado/Amplitude

A série
A série é composta por 14 episódios de 10 minutos cada. O roteiro foi baseado no livro “Guabiruba 60 Anos de Emancipação: Nossa História, Cultura e Tradição”, organizado pela professora e historiadora Rosemari Glatz e pelo advogado e pesquisador histórico Roque Luiz Dirschnabel.

Além da narrativa envolvente dos personagens principais, Fritz e Giovana, cada tema é enriquecido com entrevistas de especialistas locais. O episódio sobre Educação tem a contribuição do professor Edinalte de Souza, enquanto o maestro Sidinei Ernane Baron traz informações sobre a Cultura envolvendo Música e Dança.

Já o diretor, ator e dramaturgo Marcelo Carminati apresenta temas ligados ao Teatro, Literatura, Artesanato e Pintura. A importância do Esporte é abordada pela professora Márcia Hochsprung Watanabe, e o ex-professor Max Kohler fala sobre o Folclore e Tradições da cidade, incluindo o Pelznickel, cuja história será detalhada pelo mestre da tradição Fabiano Siegel.

A Arquitetura será explorada pela arquiteta e urbanista Ariana R. Imhof, enquanto a Culinária local terá a visão do chef Zé Debatin. Outros episódios contam com a participação de Valdir Riffel, presidente da ACIC (Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura), para falar sobre Economia, e do advogado e pesquisador histórico Roque Dürrschnabel, que aborda a Indústria e o Comércio. O sacerdote Pe. Marilton Nus discute aspectos da Religiosidade local e o turismólogo Andrei Müller traz reflexões sobre o Turismo na cidade.

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow