Os vereadores da cidade de Botuverá, Valdecir Martinenghi e Victor Jose Wietcowsky, ambos Progressistas, estiveram na sessão de quarta-feira (3), em visita à Câmara guabirubense. 

 

- Publicidade i -

A participação deles na sessão foi possível por conta da transferência da sessão que seria no feriado, para o próximo dia útil subsequente, conforme Projeto de Resolução 1/2015, de 18 de maio de 2015, de autoria do vereador Haliton Kormann (MDB), que deu nova redação ao artigo 42, do Regimento Interno da Câmara. 

 

Convidados para fazer uso da palavra pelo presidente Cristiano Kormann (Progressistas), quem assumiu a tribuna foi o visitante Wietcowsky, que falou estarem retribuindo a visita dos parlamentares Cristiano Kormann e Waldemiro Dalbosco (Progressistas), realizada há alguns meses. 

 

O parlamentar botuveraense comentou ainda que na última campanha sugeriu que a câmara de Botuverá deveria se espelhar no legislativo de Guabiruba pelo desenvolvimento alcançado.”Devemos olhar para o que está sendo feito de bom e tentar levar para Botuverá”, completou. 

 

Ele também convidou os demais vereadores guabirubenses para uma visita à Câmara da cidade vizinha e falou sobre a união que devem ter os municípios da região. “Ficamos à disposição para qualquer reivindicação estadual para a nossa região. Os municípios têm de se unir e trabalhar juntos para conseguir. Sabemos de algumas necessidades, como a escola João Boos, que depende de uma obra do estado e de verbas, e nos colocamos à disposição”, concluiu.

 

Assim como os parlamentares Ronaldo Kohler (MDB), Maria Simone Fischer (MDB), Haliton Kormann, Deise Varela (Progressitas), o presidente Cristiano Kormann agradeceu a visita dos vereadores de Botuverá e confirmou que as portas da Câmara de Guabiruba estão abertas para a troca de experiências para que possam juntar esforços diante um bem comum para a região de Guabiruba, Botuverá e Brusque.

 

Waldemiro Dalbosco (Progressistas), sugeriu, ao se dirigir aos vereadores visitantes, que fosse pensado, tanto em Guabiruba quanto em Botuverá, além de outras cidades vizinhas, em alterar o dia da semana das sessões da câmara, já que ambas e também Brusque tem as sessões nas terças-feiras. Assim os parlamentares poderiam realizar um intercâmbio.

Dalbosco pontuou que os poderes Executivo e Legislativo deveriam pensar de forma regionalizada, que tem conhecimento de entregas de solicitações individualizadas ao governo do estado, reivindicações de demandas que poderiam ser feitas em conjunto.

 

Na tribuna

 

O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) usou a tribuna para falar sobre um dos reflexos da pandemia, que é o número de ocorrências registradas de violência doméstica, especificamente da lei Maria da Penha, que foi noticiado pela imprensa estadual. Kohler menciona que houve um aumento no estado de até 70% dos casos nos últimos dois anos, em algumas regiões. O parlamentar revela que buscou os números em Guabiruba e foi informado de que em 2020 foram 34 casos e 27 registrados até o momento em 2021.

Outro assunto abordado pelo vereador, foi o caso de um motociclista, que ele mesmo presenciou atravessando a Praça do Cinquentenário, na localidade de Lorena, enquanto havia crianças brincando. 

 

Em conversa com moradores da localidade, foi informado também que automóveis são estacionados na praça com som alto, mas que eles têm medo de represálias por se tratar de usuários de drogas, além de atos de vandalismo e depredação de patrimônio público, como o que ocorre com frequência com os espelhos convexos.

 

Ao reforçar indicações, Simone Fischer, concordou com o vereador Jair acerca do assunto sobre a depredação do patrimônio público. “Hoje existe celular com foto e vídeo, esses fatos têm de ser registrados, mas a comunidade tem medo. O patrimônio fica danificado e é do dinheiro do pagador de impostos que vai sair a recuperação”, alerta.

 

Já o vereador Ronaldo Kohler (MDB), entre outros temas, usou da tribuna para relembrar o ato de vandalismo que destruiu as imagens cristãs do Morro São José e que deverão ser recolocadas no próximo domingo (7) – veja matéria na página 15. 

 

Haliton Kormann, comentou no uso livre da palavra que estava feliz em retornar para um mês de trabalho na Câmara e agradeceu a oportunidade de assumir como vereador suplente. 

 

O parlamentar apontou algumas das indicações que chegaram pelos guabirubenses, como uma melhoria na sinalização da rua Gabriel Siegel e manutenção na rua Nicolau Schaefer.

Ainda de acordo com Haliton, outro ponto de melhoria são os pontos de ônibus pela cidade que estão em estado precário, também por conta de ações de vândalos. Lembrou que na sua legislatura passada se pronunciou para que fossem feitos de concreto e com bancos de madeira para que tivessem uma maior durabilidade. 

 

A vereadora suplente Deise Varela, no uso da tribuna, agradeceu a oportunidade e disse estar feliz em ocupar novamente uma cadeira na Câmara. Essa é a segunda vez que está como vereadora suplente e vai fazer o melhor possível para representar os guabirubenses.

 

Novembro Azul

 

Na primeira sessão da câmara guabirubense do mês de novembro, os vereadores Wagner Fischer Westarb (MDB) e Waldemiro Dalbosco, falaram sobre a campanha Novembro Azul, acerca da conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde dos homens. 

Fischer declarou que ao abordar o assunto, tenta-se frear o preconceito e mostrar a importância do diagnóstico precoce.

Para Waldemiro, que disse se incluir no grupo de homens que faz pouco caso sobre o cuidado com a saúde masculina, os meios de tratamentos devem ser mais invasivos que o próprio exame de toque, que tantos homens têm receio. Ressaltou que já marcou consulta com um médico urologista e que ter consciência é para o bem de cada um.

O presidente da casa, Cristiano Kormann, também se pronunciou sobre a adesão da Câmara à campanha Novembro Azul e mencionou que a prevenção é muito importante para a saúde dos homens.

 

Deixe uma resposta

- Publicidade -
banner2
WhatsAppImage2021-08-16at104018-2
previous arrow
next arrow