Na noite de terça-feira (15), a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, presidida pelo vereador Waldemiro Dalbosco (PL) e com a presença de oito demais parlamentares.
Durante o espaço da palavra livre, o vereador Wagner Westarb (MDB) destacou algumas de suas indicações. Ele apontou problemas de desnivelamento na pavimentação, especialmente nas proximidades de uma lombada na Rua Nilo Erthal e em um trecho da Rua José Fischer, o que tem dificultado o escoamento de água nas bocas de lobo. O parlamentar também solicitou a substituição de lâmpadas em vias públicas com iluminação deficitária. Ao final, Westarb, assim como outros vereadores, enalteceu os professores, ressaltando a importância dos mesmos, no papel social, sendo que o Dia do Professor, foi comemorado nesta mesma data.
O vereador Alexandre Felipe Pereira (PP) trouxe à pauta a sugestão de criação de uma lei para indenizar cidadãos que tenham seus veículos danificados por buracos ou imperfeições em vias públicas e equipamentos urbanos. Sua proposta recebeu apoio de colegas, como o vereador Haliton Kormann (MDB), que reforçou a necessidade de discutir um mecanismo para compensar danos materiais ou físicos decorrentes dessas condições.
Jair Kohler (PP) apresentou imagens que mostravam o acúmulo de fios de telefonia abandonados nas margens das vias e enrolados em postes, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Ele sugeriu a criação de uma “tarefa de força” para coletar esses materiais, que causam transtornos em diversas áreas da cidade.