• Sobre nós
  • Anuncie no Zeitung
  • Publicações Legais
  • Contato
sábado, 29 de novembro de 2025
Guabiruba Zeitung | O seu portal de notícias de Guabiruba e região
Banner-Zeitung728x90px
  • Início
  • Geral
  • Segurança
  • Política
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Educação
  • Economia
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Geral
  • Segurança
  • Política
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Educação
  • Economia
Sem resultados
Ver todos os resultados
Guabiruba Zeitung | O seu portal de notícias de Guabiruba e região
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Prefeito comenta expectativas para 2022 

por Redação
25 de janeiro de 2022
em Geral, Política
A A

 

O Chefe do Executivo guabirubense, Valmir Zirke, conversou com o Guabiruba Zeitung sobre as perspectivas para 2022. “Este ano, a gente realmente espera que seja um ano melhor, né? Assim como todo ano, a gente sempre espera que seja melhor. Estou muito confiante, que possamos fazer e colocar em prática as obras tão importantes que a população espera”, frisa. Confira os principais trechos da entrevista: 

Infraestrutura e recursos

“E eu sei que tem estrada de chão, que a gente tem que pavimentar e é isso que a gente quer fazer, porque da forma que hoje o município vem cobrando dos investidores, nós não vamos ter mais ruas novas sem pavimentação. Todos os loteamentos e condomínios já tem que ser com ruas pavimentadas. Então da maneira que o município vem avançando, mais alguns anos nós não vamos ter mais estrada de chão. Estou muito confiante naquilo que eu venho dizendo. Realmente, a economia está muito bem, por isso que eu digo, nós temos que torcer pra que venha o melhor (nas eleições) para esses papéis tão importantes de presidente, governador, senador, deputado… São as pessoas que nos representam e precisamos que o olhar desses políticos seja para os municípios, porque os problemas estão nos municípios, né? E que deem autonomia e tragam recursos para as nossas cidades. A sociedade bate na porta de quem? Do vereador, do prefeito e do vice-prefeito”. 

Saúde 

“Em conversa com a secretária de Saúde, entendemos que nós temos que pensar já no final do ano, pois Guabiruba não é mais uma cidade de 10 mil habitantes. É uma cidade de 20 mil habitantes e muito mais da metade está ficando na cidade durante as férias. Então, nós temos que começar a abrir mais postos de saúde entre os feriados de Natal e Ano Novo. Nós estávamos com a Policlínica e a Associação Hospitalar. Isso realmente dificultou para a Associação Hospitalar, porque as pessoas acabavam indo todas para o hospital. No final deste ano, com certeza, vamos manter mais postos de saúde abertos. Falta médicos e temos que contratar mais. Isso eu tenho que admitir, mas não é por falta de vontade, eu até acredito que o salário também vem pesando em comparação ao oferecido pelas cidades próximas.  Nós temos que aumentar o horário de atendimento, isso nós prometemos em campanha. Porque a procura está sendo cada vez maior.  A gente não consegue resolver 100% as questões da saúde, porque nós dependemos muito do governo do estado. Com a pandemia, muitas cirurgias e exames foram cancelados.  Mesmo assim, nós estamos fazendo o melhor pra população. Naquilo que a gente sabe que não está bom, com certeza esse ano vamos tentar melhorar. E eu digo que o primeiro passo é contratar mais médicos. Estamos na expectativa de receber mais um profissional do programa Mais Médicos. Quando você está doente você quer que resolva a doença  “pra ontem”, nem é hoje, né? Com certeza, com a nova Policlínica também vamos evoluir. Todo o espaço possui acessibilidade. São dois blocos que estão sendo construídos agora. O atendimento tem que ser bom, mas também o espaço tem que ser, né? Vamos ampliar o posto de saúde da Guabiruba Sul. A gente sabe que é um bairro que tá crescendo também e precisamos ampliar aquele espaço, para poder atender ainda melhor as pessoas que ali procuram”. 

Salários 

“O salário dos médicos nós até já aumentamos, pois nós temos que dar uma ajuda para o aluguel dos médicos que moram aqui no município. Agora obviamente, caindo a lei 173, que não permitiu reajuste para os servidores no ano passado, faremos agora. Essa lei federal caiu em 31 de dezembro e junto com o sindicato, vamos  negociar e ver aquilo que a gente pode melhorar no salário desses profissionais que tanto fazem pela cidade. Sabemos que foi um ano trabalhando de manhã até de noite. Temos que melhorar o salário também dos nossos professores. Eu sei que não é só cobrar e a gente tem que fazer o que realmente tem direito. E ano passado por força maior, a gente não pode dar o aumento e esse ano com certeza inclusive o retroativo do ano passado também o município vai pagar. Vamos reajustar o salário de todos os servidores”.  

Vacinação Covid

“A gente sente que as pessoas estão com bastante dificuldade para aceitar. Realmente muitas pessoas não foram tomar a vacina ou tomaram a primeira dose e não foram na segunda. Eu digo que eu tomei, não senti nada de diferente. Pelo contrário. Eu tenho que tomar agora a terceira dose também. Continuo fazendo o apelo para que as pessoas vão tomar essa vacina para que a gente possa reduzir de novo esse número que no final do ano passado tivemos dias sem nenhum caso ou com poucos. Chegamos quase a zerar. Então é isso que as pessoas têm que fazer. Aceitar a vacina, pois não tem outro tratamento. No final do ano a gente deixou de cuidar um pouquinho e agora as pessoas estão percebendo que tem que continuar a usar máscara, lavar as mãos e usar bastante álcool em gel, para que a gente faça os casos caírem novamente”. 

Educação 

“A educação será 100% presencial se nada mudar. Os materiais já chegaram, o caminhão já está nas escolas. Os uniformes também foram comprados ano passado, mas ainda não chegaram aqui. Mas logo no início das aulas também vamos entregar. Ainda não posso definir data, mas é pra ser entregue logo no início das aulas. Neste ano, a gente quer construir a nova escola Cesário Régis, no Lageado Baixo. Era para ter começado no ano passado, mas nós tínhamos que contratar engenheiros elétricos de fora, pois o município hoje não dispõe desse serviço. Então abrimos uma licitação para uma empresa fazer todo o projeto, que já está pronto, para uma escola que vai ser construída naquele terreno que é da Guabifios. Eles cederam uma parte para o município. Também vamos construir uma nova creche no Centro, que atualmente funciona numa casa alugada. Vamos construir ali na rua da APAE a nova creche. Vamos reformar uma parte da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, inclusive veio um recurso também de um deputado. Iniciamos no ano passado a reforma da parte antiga da Escola Vadislau Schmitt. Ali tem um uma escadaria bastante complicada e agora vai ser construída uma rampa ligando as duas construções. Então na área de educação nós avançamos e muito em 2021 e vamos continuar avançando”.  

Obras

“Este ano vamos investir no Centro da cidade com recursos do Estado. Até porque Guabiruba vai fazer 60 anos esse ano e temos que mostrar realmente a cara do centro da cidade. Isso sempre esteve em nosso projeto e vamos começar agora a fazer para que o nosso centro fique mais bonito. O quanto antes vamos reiniciar as obras para levar calçadas ligando a entrada da Pomerânia e a rua Carlos Boos, porque ali já está vindo com a revitalização da rua Carlos Boos, com calçadas padronizadas e ciclovia. Além disso, nós começamos agora a Planície Alta, o trecho da igreja até a choperia. É um recurso que sobrou da rua Antônio Fischer e das seis ruas que a gente fez em 2020. Está sendo feita a colocação da tubulação e a empresa vencedora vai fazer a pavimentação daquela via também. Temos outro projeto, implantado no governo Mathias/Zirke, que é a pavimentação em parceria com os moradores, que está caminhando bem. Queremos fazer uma ponte nova na rótula da NCA, naquela rua também ligando a Vicente Scharf. É mais um acesso que o guabirubense vai ter e as pessoas da rua São Pedro também. Então, são obras que vão acontecer esse ano. Foram prometidas mais duas pontes da Defesa Civil para o nosso município. Uma delas seria aquela da Bernardo Kohler, que fizemos com recurso próprio. Em visita do secretário da Defesa Civil aqui em nosso município ele nos garantiu que pelo fato de não ter sido lá, nós poderíamos escolher  outro local para implantar. Queremos eliminar as pontes de madeira e temos bastante ainda. Aos poucos vamos implantar concreto, por conta da segurança das pessoas que transitam”. 

Abatedouro municipal 

“Já temos o terreno doado por um empresário e estamos em fase de projeto. A partir do momento que o projeto estiver pronto vamos licitar para iniciar a construção. É uma obra importante, que a gente vinha prometendo. E não só a nossa administração. Outras também prometeram, e não por falta de vontade, mas por falta de recursos não conseguiram realizar. Queremos incentivar os nossos colonos da cidade, que tem dificuldade para abater os seus animais. Então, com esse espaço, com esse abatedouro, as pessoas realmente vão continuar ficando no campo e criando seus animais, porque agora vai ter um espaço para abater na localidade Pomerânia”. 

60 anos de Guabiruba

“Desde o ano passado estamos nos reunindo com a comissão. Nós temos a empresa Prisma Cultural, que vem buscando recursos também para festa da Integração. Ano passado não pudemos fazer muita coisa, não teve desfile, não teve festa… Mas este ano estamos nos preparando para fazer uma grande festa. Quero crer que realmente a Covid vai nos permitir isso. Nós temos um recurso, que ainda não foi liberado junto com o Governo Federal, para que a gente possa trazer um show nacional pra cidade também. Acho que nós não podemos deixar passar em branco. A partir de agora vamos começar a discutir o que realmente vamos fazer para esses 60 anos, uma comemoração tão importante de uma história tão importante. Sempre disse que queria ser prefeito quando Guabiruba completasse 60 anos e deu certo. E agora nós queremos fazer uma grande festa de presente a todos os guabirubenses. Ainda não posso divulgar quem vai ser, mas vai ter um show nacional de uma dupla. Esse é o presente que a gente quer pra dar pra todo guabirubense. Então a partir do final de janeiro vai ser feita a primeira reunião do ano”. 

Transporte Público 

“Isso me preocupa bastante e faz com que a gente comece a acelerar esse processo, porque com a pandemia a empresa Santa Luzia piorou o atendimento na nossa cidade. Quantas linhas foram retiradas? Hoje só se faz linha onde tem vantagem, essa é a palavra certa. Várias vezes chamei eles para conversar. A empresa foi notificada, é claro. Mas se olharmos o outro lado, o da empresa, a gente vê a situação difícil. Porque tiveram prejuízo no meio.  Por isso, nós temos que implantar a nossa empresa. Precisamos criar o terminal, onde a empresa de Brusque vai vir só até o terminal, levando as pessoas que ainda trabalham lá. A situação está cada vez pior. Recebo ligação semanal de pessoas porque não têm mais a linha do Lageado às 4h da manhã. Muitas pessoas ainda utilizam esse transporte até Brusque e nem todos tem um carro ou uma moto. Então isso me preocupa. Melhorando o transporte nós vamos fortalecer o comércio local e fortalecendo nosso comércio aqui, quem ganha com isso é o município, porque o dinheiro acaba ficando aqui. Nós recebemos um ônibus novo do governo do estado no final do ano passado, mas implantando essa empresa, nós vamos terceirizar o transporte dos nossos alunos também e dar o passe pra eles, nos livrando de um problema que temos hoje na educação, que é o transporte. A gente tem vários ônibus muito antigos, que requerem muita oficina e gastam muito recurso na oficina. Agora o mais antigo já vai ficar parado e vamos leiloar”. 

LEIA TAMBÉM A RETROSPECTIVA DE 2021

Retrospectiva: Chefe do Executivo avalia primeiro ano de mandato

 

Leia também

Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

por Redação
24 de novembro de 2025

A Pata Guabiruba anunciou a realização de seu Brechó Solidário. O evento está marcado para o dia 6 de dezembro,...

Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

por Redação
10 de novembro de 2025

Oito casais de Guabiruba formalizaram sua união civil na tarde de domingo (9), durante a 4ª edição do Casamento Coletivo...

Órgão Especial do TJSC aprova criação da comarca de Guabiruba

Órgão Especial do TJSC aprova criação da comarca de Guabiruba

por Redação
5 de novembro de 2025

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio de seu Órgão Especial, deu um passo fundamental para a...

Próximo

Guabiruba já confirmou mais de 5 mil casos de Covid-19

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dalko

Veja também

Guabiruba encerra celebrações dos 150 anos da imigração italiana com apresentação musical

Guabiruba encerra celebrações dos 150 anos da imigração italiana com apresentação musical

24 de novembro de 2025
Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

24 de novembro de 2025
Homem ateia fogo na casa da ex-companheira no bairro São Pedro

Homem ateia fogo na casa da ex-companheira no bairro São Pedro

24 de novembro de 2025
Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

10 de novembro de 2025
Atleta de Guabiruba conquista medalha de bronze no karatê na Olesc 2025

Atleta de Guabiruba conquista medalha de bronze no karatê na Olesc 2025

7 de novembro de 2025
Guabiruba lança programação oficial do Natal Mágico 2025

Guabiruba lança programação oficial do Natal Mágico 2025

6 de novembro de 2025
Guabiruba Zeitung | O seu portal de notícias de Guabiruba e região

Desde 2009 dedicado a narrar a história da nossa cidade com seriedade, ética e credibilidade. Hoje com foco 100% no digital, oferecemos uma vasta gama de conteúdos que atendem às necessidades informativas da comunidade guabirubense.

Últimas publicações

Guabiruba encerra celebrações dos 150 anos da imigração italiana com apresentação musical

Guabiruba encerra celebrações dos 150 anos da imigração italiana com apresentação musical

24 de novembro de 2025
Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

Pata realiza brechó solidário no dia 6 de dezembro

24 de novembro de 2025
Homem ateia fogo na casa da ex-companheira no bairro São Pedro

Homem ateia fogo na casa da ex-companheira no bairro São Pedro

24 de novembro de 2025
Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

Casais de Guabiruba formalizam união na 4ª edição do Casamento Coletivo

10 de novembro de 2025

Siga o Zeitung

Isenção de responsabilidade

Os artigos e colunas assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião do Portal Guabiruba Zeitung.

  • Sobre nós
  • Anuncie no Zeitung
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2025 | Guabiruba Zeitung - O seu portal de notícias de Guabiruba e região

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Geral
  • Segurança
  • Política
  • Saúde
  • Esportes
  • Cultura
  • Educação
  • Economia

© 2025 | Guabiruba Zeitung - O seu portal de notícias de Guabiruba e região

Escanear o código
Powered by Joinchat
Gostaria de enviar uma sugestão de pauta? Fale conosco pelo WhatsApp!
Abrir bate-papo