Uma semana após audiência dos diretores do Hospital Azambuja com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a instituição recebeu uma boa notícia: a habilitação de 10 novos leitos de UTI Geral, a fim de atender pacientes acometidos por patologias diversas.
A Portaria GM/MS nº 220 foi assinada pelo Ministro Marcelo Queiroga durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília em janeiro, no mesmo dia em que o Ministro recebeu os diretores do Azambuja e ouviu os pleitos para melhorias no hospital. O documento foi publicado nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial da União.
Os novos leitos estarão liberados para atendimento a partir do dia 1º de março, conforme explica o gestor hospitalar Gilberto Bastiani. “Nós tínhamos 22 leitos de UTI SUS para pacientes Covid e destes, o Estado deixou 10. Os outros 12 foram desabilitados do sistema Covid. Porém, mantivemos toda estrutura de 10 desses 12 leitos e solicitamos o credenciamento destes para UTI Geral, o que foi contemplado pelo Ministério da Saúde através desta Portaria. A estrutura já passou por vistoria da Vigilância Sanitária Estadual, estamos realizando toda a parte burocrática, com o encaminhamento da documentação e, a partir do dia 1º de março, iniciaremos os atendimentos com estes novos leitos”, ressalta.
Atualmente o Azambuja conta com 10 leitos de UTI Geral, com a instalação e liberação de novos leitos, serão disponibilizados 20 leitos para tratamento intensivo de pacientes adultos. “É uma necessidade antiga do hospital a ampliação de leitos de UTI Geral. Há uma demanda muito grande de leitos UTI SUS, sendo recorrente a transferência de pacientes para outras cidades”, explica Bastiani.
Com a publicação da Portaria, o Ministério da Saúde oficializa a ampliação de 6.450 leitos de UTI em todo o Brasil, aumentando a oferta aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Santa Catarina terá a inclusão de 230 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para auxiliar na demanda da rede pública de saúde. Hoje, o Estado conta com 601 leitos de UTI para atendimento geral de adultos. Na tarde de quinta-feira, 2, em consulta ao Painel de Leitos de UTI SUS, havia o registro de 578 leitos ocupados, o que representa 96,17% de taxa de ocupação.
Novos leitos de UTI particulares
Paralelo à liberação de novos leitos de UTI SUS, o Hospital Azambuja está finalizando a instalação de seis novos leitos de UTI Geral para internações particulares ou por convênios. “Também estava em nosso plano de ação a ampliação de leitos nessa modalidade e agora conseguimos garantir essa melhoria aos nossos pacientes”, revela Bastiani.
Custeio de leitos
Durante a reunião da CIT realizada em Brasília, também foi definido que o Ministério da Saúde vai aumentar os valores repassados para o custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a partir de 1º de março. O reajuste de novas diárias de UTIs convencionais, que atendem todas as especialidades, vai fortalecer essas instalações hospitalares em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do país. O aumento nas diárias sofrerá um novo acréscimo seis meses após a medida entrar em vigor.
A iniciativa é uma demanda antiga de estados e municípios e foi pactuada na reunião da CIT, que integra o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).