A saúde foi um dos principais temas tratados na sessão ordinária da Câmara guabirubense de terça-feira (18). Os emedebistas Maria Simone Fischer (MDB) e Vilmar Gums (MDB) parabenizaram os profissionais pelo Dia do Médico comemorado na mesma data.
A parlamentar Simone ainda destacou que grande número do quadro de médicos foram contratados em caráter temporário. “Pesquisando um pouco desse quadro de médicos, percebi que alguns são efetivos, mas a maioria são ACT’s, são temporários”, frisou.
Em aparte cedido pela vereadora Simone no seu tempo de uso da palavra, o presidente da Casa, Cristiano Kormann (Progressistas) comentou que a secretaria de saúde conseguiu médicos para todas as unidades de saúde da cidade.
AMA
O parlamentar Vilmar Gums relatou que foi questionado por uma das famílias do Lageado que é atendida pela Associação Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA). De acordo com o vereador, a família foi informada de que o contrato do município com a entidade vence em novembro deste ano e não deve ser renovado. O parlamentar solicitou ajuda aos colegas sobre a situação.
Desde 2021
Alexandre Felipe Pereira (Progressistas) lembrou que em janeiro de 2021 o Lageado Baixo e Alto e Planície Alta foram atingidos por uma enxurrada e relatou que após um ano e meio, devido a burocracia do governo do estado em liberar recursos, serão executadas as obras de reestruturação dos locais e instalação de galerias.
Ordem do dia
Dois projetos foram aprovados pelos vereadores. Um deles foi o de Lei Complementar nº 10/2022 do Executivo, que altera a lei 1.477 de 22 de setembro de 2014 em regime de urgência. O projeto tramitou na casa por uma semana para avaliação dos parlamentares. O outro foi o de Lei Ordinária nº 29/2022 também do Executivo, que denomina via pública municipal, ao qual foi solicitada alteração, pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas), para que conste a extensão exata da rua Mário Ebel.